O segredo de engajar colaboradores está em empresas autênticas

Outubro, 2022 — Um estudo realizado em novembro de 2021 pela Edelman Trust Barometer, agência global de comunicação, ouviu mais de 36 mil pessoas de 28 países, entre eles o Brasil, onde a pesquisa indicou que apenas empresas e Organizações Não Governamentais (ONGs) foram apontadas pela maioria dos entrevistados (64%) como únicas instituições vistas como confiáveis, competentes e éticas, um reflexo claro da influência dessas instituições perante a sociedade.

 

Em meio a necessidade crescente de serem sustentáveis e comprometidas com questões ambientais e sociais, um número cada vez maior de empresas se atenta à importância de manifestar seus posicionamentos e propósitos perante a sociedade e seus colaboradores. Nesse panorama, o esforço está em atravessar a fronteira do discurso e realizar ações práticas. O investimento nos ambientes de trabalho não passa desapercebido: eles também devem comunicar as ideologias das companhias.

 

“Hoje em dia, não combina falar de cultura organizacional, diversidade, sustentabilidade e tantas outras questões atuais do mundo em que vivemos sem considerar os espaços de trabalho neste contexto. O desafio é promover ambientes plurais, tanto em estrutura física como em expressão cultural”, destaca Erica Prata, VP de operações da AKMX Arquitetura e Engenharia.

 

Edna Rodrigues Bedani, professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), especialista em carreiras, gestão de pessoas e liderança, reforça as condições de trabalho como uma grande prioridade: “As empresas precisam se posicionar como responsáveis sociais e terem clareza de seus propósitos e valores. Esses fatores podem ser traduzidos diretamente nas práticas de gestão, na comunicação estratégica de negócios e no diálogo com seus colaboradores, priorizando o bem-estar empresarial e o da comunidade na qual está inserida”, completa a professora.

 

A Populos, empresa de soluções tecnológicas para workplace, traz a relação entre marca e colaboradores para o primeiro plano. Em seu novo escritório localizado em Alphaville, região da grande São Paulo, a cultura organizacional ganhou destaque na hora de repensar seus espaços de trabalho.

 

“O perfil de público e a rotina das equipes serviram de inspiração. A diversidade está impressa na variedade dos diferentes espaços para se trabalhar. Isso faz com que o usuário possa escolher onde exercer as atividades da vez, levando em consideração suas necessidades básicas: mais foco, trabalho em equipe, reuniões, treinamentos e até mesmo um ‘pit stop‘ para a leitura de e-mails”, destaca Erica Prata.

 

O design dos espaços fica por conta da personalidade e cultura da corporação: uma árvore estilizada no hall de entrada é emoldurada por uma área de convivência, retrato do que a empresa oferece a seus clientes: conexão e crescimento, rumo à era do trabalho 3.0.

 

“A pandemia potencializou todas essas transformações. Temos um escritório que dialoga com o perfil e a rotina de nosso público interno e externo. Essa releitura proporcionou o ‘match‘ perfeito e trouxe um novo significado ao movimento de retorno dos colaboradores ao escritório”, explica Clea Lima, diretora administrativa da Populos.

 

O espaço de 1000 m2 conta com áreas de alimentação e treinamentos, live room (estúdio multimídia semiprofissional), huddles e um lounge de convivência com jogos de tabuleiro, mesa de sinuca e videogames de última geração. O ambiente ganhou ainda mais expressão através de “street art” como elemento decorativo.

 

“Cada m2 deste lugar faz muito sentido de existir. Hoje, alguns colaboradores se mudaram para a região para ter mais facilidade de acesso ao escritório, onde são frequentadores assíduos”, completa Clea.

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