#Lula defende Seu Jorge, vítima de racismo no Rio Grande do Sul

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu sua coletiva nesta terça-feira (19/10), em Porto Alegre (RS), manifestando solidariedade ao cantor Seu Jorge, vítima de racismo na capital gaúcha durante show na última semana.

“Quero demonstrar a minha solidariedade ao Seu Jorge, porque ele é a mais recente vítima do preconceito nesse país. E, todas as pessoas democráticas desse país, nós temos que rejeitar e repudiar qualquer gesto de preconceito. Seja no Rio Grande do Sul, em São Paulo, no Oiapoque ou no Chuí”, afirmou.

Lula também comentou um caso que aconteceu ontem, na cidade de São Paulo, onde o humorista Eddy Junior foi vítima de um violento ataque racista de uma vizinha do condomínio onde mora, no bairro da Barra Funda. Na ocasião, a mulher se recusou a subir no mesmo elevador e ainda usou termos como “macaco”, “sujo” e “imundo”.

“Nós temos a Constituição que diz que o racismo é um crime inafiançável. O problema do preconceito no Brasil não é falta de lei, é uma questão que está na massa encefálica de uma sociedade que foi, durante 350 anos, escravista”, lamentou o ex-presidente.

Os ataques contra Seu Jorge ocorreram no dia 14 de outubro, na sede do clube Grêmio Náutico União. A Polícia Civil está investigando o caso.

“Nós precisamos vencer isso do ponto de vista cultural. Eu, quando presidente, estabeleci que a história africana deveria ser introduzida no ensino fundamental desse país para que a gente ensinasse a história da África porque somente assim a gente pode acabar com o preconceito nesse país. É preciso, de uma vez por todas, acabar com essa história de que negro é uma raça inferior. É preciso acabar! Isso precisa não de muita lei, mas de muita cultura, muita educação e a gente vai aprender isso na formação dentro de casa e na escola. Se a criança aprender a respeitar, a gente vai ter uma sociedade mais civilizada”, completou Lula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *