Destaque na construção: Embraed nomeia Sônia Hess para Conselho de Administração

A empresária Sônia Hess, que durante anos comandou a expansão e a consolidação da Dudalina, acaba de ser eleita como membro do Conselho de Administração da Embraed, incorporadora e construtora catarinense considerada referência em empreendimentos de luxo. “É uma satisfação integrar conselho da Embraed, empresa que teve papel decisivo no desenvolvimento do mercado imobiliário de Balneário Camboriú”, diz Sônia Hess.

 

A nova conselheira leva para a Embraed amplo repertório de gestão corporativa, de experiência acumulada durante os 35 anos de dedicação à Dudalina, indústria de vestuário fundada por sua família e que, sob seu comando, transformou a empresa na maior exportadora brasileira de camisas. A Dudalina, assim como a Embraed, foi fundada em Santa Catarina. Em 2013, a revista Forbes colocou Sônia Hess na lista das mulheres mais poderosas do país.

 

“Sônia Hess tem uma visão estratégica privilegiada e profundo conhecimento empresarial. Por isso, ela tem muito a contribuir conosco no atual momento da Embraed, marcado por expansão de negócios, consolidação de um projeto robusto de governança corporativa, profissionalização do ciclo construtivo e responsabilidade social e ambiental”, destaca Tatiana Rosa Cequinel, CEO da construtora, à frente dos negócios desde 2013 na sucessão do seu pai e fundador, Rogério Rosa.

 

A chegada de um nome de peso como Sônia Hess reforça o Conselho de Administração da Embraed, atualmente composto por outros quatro integrantes. São eles: Luís Roberto Wenzel Ferreira, sócio da Smart Pods e Âmbar, com ampla experiência no segmento de construção, tanto na posição de executivo, com carreira desenvolvida na Tigre no Brasil e nos Estados Unidos, quanto como integrante de conselhos de administração em entidade do setor (Associação Brasileira de Materiais de Construção – Abramat) e em empresas de São Paulo e Santa Catarina; Luiz Gustavo de Castro Santos, profissional com especialização em gestão estratégica e de negócios, além de empreendimentos e projetos, que já atuou como vice-presidente e no board member do Athiê Wohnrath e hoje integra a equipe da consultoria Falconi como Sênior Advisor Aquitetura, Engenharia e Construção e também o conselho de Administração da Drogaria Venancio; Reymi Domingos Savaris Junior, advogado especializado em Direito Civil, Processual Civil e Empresarial com atuação em empresas de diferentes setores, como construção civil, concreto, telefonia, entre outros; e Tatiana Cequinel, presidente do Conselho.

 

Gestão e Governança

 

A estruturação do Conselho de Administração está alinhada a uma série de iniciativas da Embraed para fortalecer as boas práticas de governança corporativa. Além do Conselho ser formado por profissionais recrutados do mercado, a empresa estruturou um comitê para planejar iniciativas ESG (sigla em inglês para práticas voltadas ao meio ambiente, sociais e governança).

 

Sob a gestão da Tatiana Cequinel, a Embraed também implementou estrutura de board e contratou uma das Big Four, que reúne as maiores empresas de auditoria do mundo. “Com essas ações, a construtora segue o que existe de mais avançado nessa agenda, como as políticas adotadas por companhias listadas em bolsa. Esse processo ajuda a chancelar a operação da Embraed no mercado de capitais”, diz a CEO.

 

A contratação de Sônia Hess também reforça a representatividade das lideranças femininas na Embraed. Atualmente, 17% dos cerca de 760 colaboradores são mulheres, percentual significativo quando comparado à participação feminina inferior à 10% dentre os profissionais da construção civil em todo o Brasil, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego.

 

Atualmente, Sônia Hess é vice-presidente do Grupo Mulheres do Brasil, formado por mulheres de diferentes segmentos e que tem como intuito engajar e estimular a participação feminina na construção de uma sociedade melhor. A executiva também é mentora do programa Winning Women Brasil, da EY; e conselheira da Sequóia Logística, do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

 

Sônia Hess também tem atuação abrangente como conselheira em organizações do terceiro setor, como o Amigos do Bem, um dos maiores projetos sociais do país, que atende regularmente a mais de 150 mil pessoas em iniciativas continuas de educação, geração de renda e acesso a água, moradia e saúde no sertão de Pernambuco, Alagoas e Ceará, o Instituto Ayrton Senna, Verdescola e a Rede Mulheres Empreendedoras (RME). Empenhada na proposição de políticas públicas para mulheres, Sônia Hess também idealizou, em plena pandemia, o Fundo Dona de Mim, uma linha de crédito circular, que tem o objetivo de impulsionar o empreendedorismo feminino para mulheres em situação de vulnerabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *