Saúde do Trabalhador: Crises de ansiedade aumentaram no cenário pós-pandemia de Covid-19

São Paulo, outubro de 2022 – Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o Brasil é o país com maior percentual de casos de ansiedade do mundo e um dos líderes em casos de depressão. Esse cenário só se agravou com a pandemia de Covid-19, como afirma a psicóloga do SeconciSP (Serviço Social da Construção), Thaynna dos Santos.

O Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro) foi celebrado pela primeira vez em 1992, por iniciativa da Federação Mundial para Saúde Mental, organização global de saúde mental com membros e contatos em mais de 150 países, como o Brasil. Entre os objetivos desse dia está a educação, conscientização e defesa da saúde mental global contra o estigma social. “Ainda persiste o estigma de que psicólogo e psiquiatra é médico de louco e que só pessoas fracas precisam desse tipo de atendimento. Nada mais distante da realidade. A questão é que essas ideias distorcidas muitas vezes impedem a pessoa de buscar ajuda, ela acaba sofrendo sozinha e o problema pode se agravar”, avalia Thaynna.

A psicóloga destaca o impacto da pandemia da Covid-19, algo sem precedentes na história mundial recente, uma prova clara de que não temos controle das coisas. “A pandemia trouxe sentimentos de medo, insegurança, angústia, sem contar que muitos perderam familiares e amigos, ficaram desempregados e ainda foram muito afetados pelo distanciamento social, a impossibilidade de contato físico. Como consequência do pós-pandemia, houve um aumento significativo das crises de ansiedade, muitos até desenvolveram fobia social e TOC, o transtorno obsessivo compulsivo, como por exemplo a compulsão pela higienização excessiva das mãos”.

Vale lembrar que a ansiedade faz parte da vida, principalmente durante a experiência de algo novo ou de mudanças na rotina. Porém há alguns sinais de alerta, reações emocionais exageradas para o momento, e sintomas físicos como falta de ar, tremores, coração acelerado, choro frequente, entre outros.

“É fundamental que a pessoa faça uma auto-análise, identificando se esses sentimentos são pontuais ou recorrentes e se estão interferindo na sua rotina e qualidade de vida. Se a conclusão é que estão havendo impactos negativos, o ideal é buscar ajuda especializada, seja com psicólogo ou psiquiatra”, orienta Thaynna.

A especialista ressalta que temos de entender e saber lidar com as limitações, evitar comparações com outras pessoas, ser menos rigorosos com as cobranças e praticar o autocuidado. “Frustrações fazem parte da vida e não temos de nos sentir fracos, por ter perdido o controle. Mas é importante saber o momento de buscar ajuda e também se empoderar do tratamento, como por exemplo se informar sobre os possíveis efeitos colaterais e como agirão em seu organismo caso sejam prescritas medicações e, além disso, não parar de tomá-las por conta própria, dando continuidade ao tratamento”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *