Casas de cara nova no Candeal: BASF e Pracatum se unem para ação social em Salvador

O bairro do Candeal, em Salvador, a partir de outubro, entrará no clima da primavera revigorada com novas cores e designers graças ao projeto de revitalização “Vibre-se”, uma parceria entre a BASF, por meio das tintas decorativas Suvinil, e a Associação Pracatum Ação Social, idealizada pelo artista Carlinhos Brown, que promove ações de educação, cultura e desenvolvimento comunitário na região. .

O projeto “Vibre-se” prevê uma capacitação exclusiva de pintura de paredes na sede da instituição, em Salvador, para cerca de 20 moradores do bairro, que acontece no dia 06 de outubro, em duas etapas: a primeira voltada à aplicação dos conteúdos teóricos, e a segunda na aplicação de atividades práticas.

projeto “Vibre-se”. Divulgação

Além disso, está programada uma mobilização coletiva entre os moradores para a pintura de aproximadamente 130 casas do bairro e outros espaços públicos utilizados para shows, oficinas, encontros e rodas de conversa. Os espaços que receberão as cores da Suvinil, por meio de intervenções artísticas, estão localizados na Rua 18 de Agosto, 2ª Travessa 18 de agosto; Rua Paulo Afonso; Condomínio de casas Zé Botinha e Condomínio Jardim Candeal (OS).

No processo de pintura, os moradores escolherão entre 10 e 13 tonalidades de cores, vindas de uma curadoria assinada pelos especialistas da marca e o time Pracatum, para um projeto de estudo de cores e aplicação.

O projeto faz parte da estratégia de engajamento social da BASF, com o objetivo de estimular iniciativas focadas em empregabilidade, inovação, valorização da cultura local, além do compromisso da empresa com a comunidade na qual está inserida. A capacitação traz a possibilidade dos participantes aplicarem posteriomente o conhecimento, empreendendo na região e, consequentemente, gerando renda.

Para Tânia Oberding, Diretora Industrial do Complexo Acrílico da BASF, a ação, em linha com a estratégia de engajamento social da companhia, conecta pessoas, organizações sociais e empresas para capacitação e impacto positivo na qualidade de vida da comunidade.

“Esse trabalho é uma oportunidade de apoiarmos ações em prol de causas comunitárias e sociais. Na BASF, criamos química para um futuro sustentável, isso passa por contribuir para o desenvolvimento do entorno de nossas operações.”, pontua a executiva.

A escolha do bairro se dá pelo histórico do local, de uma população ligada às suas matrizes africanas, da qual sua arte, coletividade e relações interpessoais são valorizadas. Com ladeiras íngremes, escadarias, ruas estreitas e sinuosas, o bairro acolhe 1.300 famílias, quase todas afrodescendentes, que construíram relações de parentesco reais e simbólicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *