Empresa brasileira produzirá 100 escolas itinerantes na Costa do Marfim

A Fast Engenharia, maior empresa especializada em overlays (estruturas provisórias) da América Latina, acaba de fechar uma parceria com o Ministério para a Promoção da Integração Social e da Juventude da Costa do Marfim para a entrega de 100 escolas itinerantes que oferecerão cursos profissionalizantes gratuitos no país africano.

As 14 primeiras estruturas, inteiramente financiadas pelo governo da Costa do Marfim, começarão a ser entregues no prazo de seis meses e serão destinadas a pessoas que moram em regiões distantes dos centros urbanos e enfrentam dificuldade no acesso à educação. “A iniciativa do governo da Costa do Marfim almeja capacitar profissionalmente a parte de sua população que até hoje vive em áreas isoladas para que elas possam aumentar seu poder aquisitivo e melhorar sua qualidade de vida”, afirma Tatiana Fassolari, vice-presidente da Fast Engenharia.

Serão oferecidos nas estruturas 12 cursos profissionalizantes, que demandam projetos específicos e equipamentos diferentes, também fornecidos pela Fast. As formações serão nas áreas de tecnologia da informação; carpintaria; corte e costura; mecânico de motocicletas; pedreiro, eletricista e encanador; agrofoods; indústria e manutenção de máquinas; gestão de microempresas; divulgação da pecuária agropastoril e sensibilização pesqueira; divulgação da conscientização sobre saneamento-ambiente-reciclagem; mecânica automotiva; e cozinha-catering-hotel.

“A Fast Engenharia é responsável desde a concepção dos projetos até a produção e montagem lá na Costa do Marfim. Depois disso, as estruturas serão transportadas para os locais de destino que serão definidos pelo Ministério”, explica Tatiana. Ao todo, mais de 100 profissionais estarão envolvidos na realização do projeto até a disponibilização ao público. Os professores também serão selecionados pelo Ministério para a Promoção da Integração Social e da Juventude, e poderão usar as unidades como residência provisória até a conclusão de cada curso.

 

Os semirreboques serão construídos a partir de módulos parecidos com containers. Eles terão isolamento nas laterais, painéis de isolamento térmico, iluminação em LED, ventiladores duplos, instalação hidráulica para sanitários e bancadas para estudo das disciplinas, podendo atender 30 alunos ao mesmo tempo.

Seguindo os requisitos do Ministério, com relação a economia de energia e conforto, o interior das estruturas possui parede isolante contra frio e calor, 2 banheiros externos, ventilação mecânica ou natural pelas janelas e 4 extintores de incêndio de espuma elétrica para a segurança dos alunos. Em unidades especiais, dependendo dos recursos da região, a empresa vai instalar 12 painéis solares captando energia sustentável para projeto, ou geradores de 50KW.

As atividades serão realizadas dentro ou fora do semirreboque, dependendo da dinâmica da disciplina. As oficinas externas serão feitas sob o abrigo de tendas com 5×5 metros, que funcionarão como laboratórios ou oficinas, podendo acomodar até 30 alunos sentados ou 40 em pé.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *