São Paulo, 26 de setembro de 2022 – A Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, tem o impulsionamento da equidade de gênero como uma das agendas prioritárias quando se fala em diversidade e inclusão. A empresa possui a meta de atingir 30% de mulheres em cargos de liderança no Brasil até 2030. Para isso, realiza programas e projetos para estimular a inclusão das mulheres e também apoiá-las para crescerem dentro da companhia.
Um exemplo é o Lidera VC, programa com foco no desenvolvimento de mulheres líderes, que já formou mais de 100 mulheres em posições de liderança no Brasil. Do total de líderes da empresa que já participaram da iniciativa, 7% delas foram promovidas a posições superiores. O Lidera VC aborda diferentes temáticas a partir da perspectiva de gênero e inclusão, como estereótipos de gênero, negociação, liderança inclusiva e estratégica e imagem profissional. Já foram realizadas três edições do programa. Em 2022, 60 mulheres concluíram a formação. As histórias de algumas das líderes que passaram pelo programa viraram um e-book.
Além da realização do Lidera VC, a Votorantim Cimentos dá continuidade, neste ano, às ações voltadas para o desenvolvimento das mulheres com a Mentoria para Mulheres Negras. Com início previsto para setembro deste ano, a mentoria abordará temáticas como carreira e empoderamento, tanto sob a perspectiva de gênero como de raça. Participarão da iniciativa 25 mulheres negras que atuam na empresa em posições de analistas e consultoras. O processo de desenvolvimento das empregadas mentoradas terá duração de oito meses.
“Nossas iniciativas para desenvolvimento profissional de mulheres reafirmam o nosso jeito de ser, em que visamos proporcionar condições cada vez melhores de crescimento individual e coletivo das nossas empregadas. Ao desenvolver as nossas líderes, contribuímos para que elas avancem em suas carreiras, transformando as suas jornadas de vida, o que sem dúvida inspira e fortalece os esforços na busca por igualdade de oportunidades”, afirma a gerente geral de Desenvolvimento Organizacional Global da Votorantim Cimentos, Thatiana Soto Riva.
Liderança feminina – Em 2021, houve crescimento de 12,6% no número total de mulheres no quadro geral de empregados da Votorantim Cimentos, sendo que 23,5% delas são líderes. E entre os membros da alta liderança na companhia, elas já representavam 17,5% no ano passado. Entre os exemplos estão a diretora Jurídica Global, Mariangela Bartz, e a CFO Global, Bianca Nasser, que fazem parte da diretoria executiva; além da economista Clarissa Lins, que passou a integrar o Conselho de Administração, instância máxima de governança corporativa da empresa, no ano passado.
Além das iniciativas para reforçar a presença feminina na liderança, há ainda ações para aumentar a participação nas diversas áreas da empresa. Um dos destaques é o Programa de Estágio Técnico para Mulheres, que está na terceira edição e destina vagas para profissionais do sexo feminino nas operações da companhia. Já o Programa Engenheiras de Confiabilidade tem como objetivo formar mulheres engenheiras para atuar na área de manutenção de fábricas, garantindo o funcionamento dos equipamentos da operação sem falhas.