O desenvolvimento de infraestrutura do Brasil enfrentará atrasos significativos em 2022 devido ao aumento dos preços dos materiais, diz GlobalData

Maio, 2022 – Depois de registrar um forte crescimento de 10,2% em 2021, espera-se que o ritmo de crescimento da construção de infraestrutura no Brasil desacelere em 2022 e 2023, registrando um crescimento de 3,8% e 1,4%, respectivamente. O aumento dos preços dos materiais e as taxas de juros elevadas estão espremendo as receitas e o crescimento dos projetos, o que está causando atrasos e aumentos de custos significativos, consequentemente aumentando a pressão para baixo no crescimento da produção em 2022 e 2023, diz a GlobalData, uma empresa líder de dados e análises.

Notavelmente, como resultado do ambiente econômico estressante, os leilões de grandes projetos de infraestrutura foram adiados. Por exemplo, a Artesp – agência de transportes do estado de São Paulo – atrasou o leilão da malha Rodoanel Norte de US$ 584,3 milhões e agora espera que o projeto seja concluído dois anos após sua previsão inicial.

Jack Riddleston, Economista da GlobalData, comenta: “A indústria de construção do Brasil tem lutado com aumentos de custos e prazos de entrega maiores ao longo do ano passado, com níveis recordes de baixa capacidade e estoques fortemente esgotados, levando a uma lacuna substancial entre demanda e oferta que elevou os preços. .”

De acordo com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/Ibre), o Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) subiu 0,87% no mês de abril de 2022 e 11,54% no ano (YoY) . O índice também mostra que Materiais, Equipamentos e Serviços subiram 14,97% A/A, enquanto os custos de mão de obra subiram 7,99%.

Além disso, o aperto na política monetária aumentará ainda mais o custo dos negócios. Em uma tentativa de lidar com a inflação em espiral, o Banco Central do Brasil elevou a taxa básica de juros (Selic) para uma alta de cinco anos de 12,75%, em termos reais, o que equivale a 6,69%, que é a maior do mundo.

Embora o ambiente econômico seja altamente volátil, o apetite dos investidores por projetos de infraestrutura continua forte; a Secretaria de Política Econômica (SPE) prevê que o investimento privado em infraestrutura aumentará 95%, para US$ 14,6 bilhões no próximo ano. O governo federal iniciou um plano em 2019 para usar parcerias público-privadas para atualizar a infraestrutura atrasada do país. O governo concedeu 79 concessões no total até agora e até 2022 serão realizados mais 61 leilões para projetos de infraestrutura, incluindo rodovias, ferrovias, terminais marítimos e aeroportos.

Riddleston acrescenta: “O forte apetite dos investidores continuará a impulsionar o desenvolvimento da infraestrutura, no entanto, a pressão contínua dos custos restringirá o impulso do crescimento da infraestrutura pelo resto do ano e até 2023. Além disso, incerteza adicional pode estar à frente, com a eleição presidencial a ser realizada em Outubro de 2022. O candidato de esquerda, Lula, que lidera as pesquisas, pode desfazer muitos dos leilões em um esforço para diminuir o envolvimento do setor privado nas obras de infraestrutura pública, consequentemente interrompendo futuros planos de investimento em infraestrutura.”

Fonte:  GlobalData Media Centre

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