Histórias negras que as cidades escondem

Por Tânia Lins

Novembro, 2020 – Revisitando meu arquivo de memórias, lembrei-me do nome da rua em que morei na minha infância até boa parte da juventude, em São Paulo. Aquela casa singela, localizada à Rua Luiz Gama, no bairro da Mooca, acolheu-me desde meu terceiro mês de vida, lá comemorei os primeiros aniversários, e a sensação de estar em um verdadeiro lar se estendeu até a fase adulta.

Quantas vezes li e reli na placa alta, fixada à esquina, Luiz Gama, que nomeava aquela rua localizada em um bairro tradicional de São Paulo. Então, a dúvida se fez presente e, somente anos depois, foi respondida. Quem foi aquele homem?

Tânia Lins

Hoje, um sentimento de esperança, pautado em demonstrações universais de solidariedade, me impulsiona a falar um pouco sobre um homem que foi escravizado, mas conservou no coração a força para lutar contra as injustiças. Filho de um fidalgo português com uma escrava liberta, foi vendido aos dez anos como escravo pelo próprio pai para pagar dívidas oriundas do jogo. Conseguiu a alforria aos 18 anos, após fugir da casa de seu senhor e comprovar, por meio de documentos, que era filho de uma negra liberta — sua primeira vitória frente a um sistema opressor. A partir daí, iniciou seus estudos de forma autodidata, e o ofício de jornalista garantiu que o pão nunca lhe faltasse à mesa. Dedicou-se também ao Direito, libertando centenas de irmãos mantidos injustamente em cativeiro — muitos acusados de crimes contra os senhores —, e acabou especializando-se nessa área.

Alquimista das letras, Luiz Gama escreveu, dentre tantos outros, o célebre poema Bodarrada, que ironizava aqueles que se compraziam em negar a influência africana na formação da nossa identidade nacional. Ao admitir no poema que também era bode — termo pejorativo para designar os negros —, Gama foi alçado ao posto de primeiro escritor brasileiro a assumir explicitamente sua identidade negra, tornando-se, assim, o fundador da literatura de militância dos negros no Brasil.

A vida está repleta de homens e mulheres que almejam a mudança alvissareira. São pessoas que sentem a dor do outro e, por meio de ações humanitárias, transformam o cotidiano ao seu redor. Buscar nas pequenas coisas inspiração para as grandes mudanças é a ideia propositiva para um mundo melhor.

Que mais indivíduos conheçam e extraiam o melhor de tantas biografias inspiradoras, pois, muitas vezes, nos olhos do nosso semelhante é possível ver refletida a esperança de dias melhores.

| Tânia Lins é graduada em Administração de Empresas e pós-graduada em Língua Portuguesa, Comunicação Empresarial e Institucional e Jornalismo Digital. Atua há mais de dez anos na área editorial, com experiência profissional e acadêmica voltada à edição, preparação e revisão de obras, ao gerenciamento de produção editorial e à leitura crítica. Atualmente, é coordenadora editorial na Editora Vida & Consciência e coach literária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *