Seconci Goiás e Hemolabor fazem campanha de doação de plasma

Outubro, 2020 – Ainda sem vacinas e tratamentos específicos e cientificamente comprovados contra a Covid-19, médicos e especialistas da área buscam no plasma de pessoas que tiveram essa doença os anticorpos que podem proporcionar uma recuperação mais rápida e menos tempo de internação e de UTI para pacientes que apresentam sinais de gravidade da doença. Desde o início da pandemia, em março, Goiás registrou mais de 216 mil casos dos quase 5 milhões de contaminados pelo vírus em todo País. Das 146 mil mortes causadas pela doença no Brasil, quase 5 mil foram em Goiás.

Com isso, o Seconci Goiás (Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás), em parceria com o Hemolabor, tem se mobilizado para incentivar os trabalhadores do setor que já tiveram a doença a fazer a doação de plasma convalescente, parte líquida do sangue coletado em quem já adquiriu a Covid-19.

Segundo a assistente social do Seconci Goiás, Joicy Lopes, a campanha Seconci em Prol da Vida/Doação de Plasma surgiu com o objetivo de sensibilizar empresas da construção civil para incentivar os colaboradores a doar plasma e salvar vidas de pessoas que apresentam sinais de gravidade da doença. “A entidade é incentivadora e intermediadora entre as empresas associadas e o Hemolabor. Estamos realizando uma campanha de divulgação da ação no intuito de mobilizar e orientar cada empresa e seus colaboradores para obtenção do maior número de adeptos à iniciativa.”, destaca a assistente social.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o uso de plasma convalescente como tratamento contra a Covid-19 trata-se de um procedimento experimental. A agência divulgou em abril uma nota técnica com orientações sobre o uso desse material para pesquisadores e médicos. A pesquisa publicada no jornal acadêmico American Journal of Pathology, publicação da Sociedade Americana de Patologia Investigativa, indicou a eficácia do tratamento com 316 pacientes com Covid-19 internados entre 28 de março e 6 de julho nos Estados Unidos.

Doações de plasma

Segundo o presidente do Seconci Goiás, Yuri Vaz de Paula, as campanhas de doações fazem parte de um conjunto de ações já desenvolvidas pela entidade para ajudar a sociedade em momentos de dificuldade. “Já fizemos neste ano uma campanha de doação de sangue em um momento em que os estoques estavam mais baixos por conta da pandemia e a iniciativa para a doação de plasma nasceu como uma preocupação de todo setor da construção em ajudar quem está em tratamento da Covid-19”, destaca o presidente.

Para fazer as doações, os interessados devem primeiramente comparecer à triagem na sede do Hemolabor, no Setor Aeroporto, sem agendamento prévio de segunda a sexta-feira, entre 8h e 12 horas e das 13h às 16 horas e agendar individualmente a doação do plasma em data posterior. Os doadores devem preencher alguns pré-requisitos para participar da triagem, como apresentar um exame positivo para Covid-19 (PCR COVID-19, Sorologia IgA, IgM ou IgG); ter idade entre 18 e 60 anos; ter mais de 55 kg; estar sem sintomas da doença por, pelo menos, 14 dias após recuperação plena da doença; identificar-se com documento original com foto emitido por órgão oficial.

O tempo de doação do plasma é de cerca de 60 minutos e, após a doação de sangue, o doador que apresentar febre ou outros sintomas característicos da Dengue, Zika ou Chikungunya, em até sete dias, deve entrar em contato com o Hemolabor pelo telefone (62) 3605-6600, mesmo canal para solucionar qualquer dúvida quanto ao procedimento.

Serviço

Campanha Seconci em Prol da Vida | Doação de Plasma

Data da Triagem: segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 13h às 16 horas.

Endereço: Hemolabor (Rua 5-A, nº 90, Setor Aeroporto). 

Requisitos para Doação de Plasma nas redes sociais (Instagram e Facebook) do Seconci-GO (@seconcigoias).

Fonte:Imprensa/ Seconci-GO


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *