Projeto de Arquitetura e Urbanismo da UVA simplifica o Código de Obras e Edificações do Rio

Setembro, 2020 – O Código de Obras e Edificações Simplificado Ilustrado (COES Ilustrado), resultado do projeto de iniciação científica de Fernando Bauler e André Arão no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Veiga de Almeida (UVA), tornou mais acessível o conjunto de regras para construção na cidade do Rio de Janeiro.

A partir da Lei Complementar nº 198/2019, que instituiu o COES, os dois arquitetos desenvolveram a publicação que acrescenta recursos visuais ao emaranhado de leis e decretos cruzados que transformam o que deveria ser simples e objetivo em labirinto de informações desconexas.

Respondendo à pergunta “entendeu ou quer que eu desenhe?”, a dupla, supervisionada pelo professor de Arquitetura e Urbanismo da UVA Rogério Cardeman, desenvolveu a versão simplificada e acessível do COES, disponibilizada gratuitamente para a população.

O material é útil para diversos públicos. Enquanto profissionais da área podem ganhar tempo na tomada de decisões em seus planejamentos, já que a ilustração ajuda na interpretação da Lei, pessoas leigas que têm interesse ou precisam fazer alguma reforma também passam a ter uma noção básica do documento.

O Código de Obras e Edificações Simplificado e Ilustrado está disponível em  PDF. O documento, embora não seja oficial, é uma ferramenta de introdução ao conhecimento sobre a legislação urbanística da cidade carioca.

Fonte: Imprensa/Universidade Veiga de Almeida

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *