Método construtivo sustentável é utilizado pela primeira vez em edifício de luxo em Santa Catarina

Agosto, 2020 – Conhecida como a “Dubai Brasileira” pelos seus imponentes e luxuosos arranha-céus, a cidade de Balneário Camboriú, SC, se tornou um ícone da construção civil no país. Empresas do setor têm inovado em métodos construtivos, especialmente em processos que garantem mais segurança, qualidade e sustentabilidade.

A EMBRAED, uma das maiores construtoras do país e pioneira em empreendimentos de alto luxo na região, adquiriu recentemente o sistema de Gang Forms (Formas Trepantes) da empresa sul-coreana S-Form. A nova tecnologia está sendo utilizada, inicialmente, no novo empreendimento à beira-mar, o Aurora Exclusive Home, o maior prédio em parede de concreto construído no Brasil, segundo a S-Form.

Método construtivo Gang Forms no Aurora – fotos divulgação Embraed

“O sistema de Formas Trepantes é muito utilizado na Europa, porém ainda pouco difundido no Brasil. O sistema melhora a geometria das torres, que são cada vez mais altas, de forma a garantir ainda mais qualidade e velocidade na produção. Reduz até 20% do tempo para concretagem de cada pavimento. Além disso, é mais eficiente e sustentável, já que os módulos de alumínio podem ser reutilizados em outro empreendimento, dispensando praticamente o uso de painéis e escoras de madeira”, explica o diretor de engenharia da EMBRAED, Emerson Pompeo.

Aurora Exclusive Home – Fachada. Foto: Embraed

Emerson informa ainda que o método, que consiste na utilização de módulos de alumínio, requer um grande implemento de tecnologia embarcada na obra. A precisão do encaixe das formas resulta em paredes de concreto quase espelhadas. Para esse resultado, além de todos os controles tecnológicos específicos que o sistema exige, é necessária a utilização de um concreto especial para evitar a sua retração.

A EMBRAED é a primeira construtora do Sul do país e uma das poucas do Brasil a usar este método na construção. O primeiro empreendimento onde esta tecnologia está sendo empregada é o Aurora Exclusive Home, mas, de acordo com Pompeo, a técnica passará a ser aplicada nos próximos empreendimentos, sempre que a geometria permitir.

Sobre o Aurora Exclusive Home

O Aurora Exclusive Home é mais um empreendimento de alto luxo com o padrão EMBRAED de qualidade. Está localizado em frente à famosa Praia Central de Balneário Camboriú (SC).

Edifício Aurora projeto. Divulgação EMBRAED

O edifício terá 160 metros de altura, totalizando 50 pavimentos. O empreendimento, pautado na exclusividade, possui unidades de 230,87m² com quatro ou cinco suítes, sendo uma por andar. Com estilo arquitetônico neoclássico, a imponente fachada e a decoração do hall de entrada com pé-direito duplo serão assinados pelos renomados arquitetos Flavio Schiavon e Allan Malouf, respectivamente.

O projeto da área de lazer do Aurora impressiona pelos espaços que proporcionam bem-estar e diversas inovações. São três piscinas, incluindo uma aquecida com hidroterapia, Kids City, Fitness Center com academia equipada e espaço para treinamento funcional, sala de massagem, Beauty Lounge, saunas úmida e seca, Wine Lounge, Praça do Fogo, Sunset Boulevard, Sunset Grill, Espaço Teen, salão de festas, Sports Grill com churrasqueira, quadra de Futebol Society com grama sintética e um Wine Bar exclusivo.

Acesse o site www.embraed.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *