Aditivos químicos: como eles auxiliam o setor de construção?

Os aditivos químicos são substâncias adicionadas às massas ou aos concretos com alteração de propriedades da massa fresca ou do produto final. Normalmente eles são usados ​​em pequenas quantidades, não ultrapassando 5% do volume final da massa.

A utilização desses produtos permite a aplicação de concreto em locais que podem ser impossíveis por meio de mistura simples, por exemplo, o concreto usado em ambientes submersos.
No setor de construção, eles têm sido cada vez mais utilizados, provocando alterações na consistência e fluidez das massas, sem tempo de cura e permeabilidade.

O diretor da Camargo Química, Fábio Camargo, explica que o produto facilita e agiliza as etapas da construção no canteiro de obras. “Os aditivos químicos são excelentes aliados do setor de construção, pois, com mais agilidade e facilidade, é possível reduzir custos”, afirma.

Entenda o que é cada tipo de aditivo

Aditivos plastificantes: estes aditivos agem de forma a reduzir a quantidade de água da mistura do concreto ou argamassa em até 12%, sem que haja perda da trabalhabilidade.

Aditivos superplastificantes: os aditivos superplastificantes são adicionados em menor quantidade, pois eles agem de forma mais acentuada, chegando até 40% do volume de água na mistura.

Aditivos incorporadores de ar: este tipo de aditivo age diminuindo a tensão superficial da água e auxiliando a incorporar microbolhas de ar na mistura. Quando utilizado, ele proporciona uma economia no consumo de cimento, maior plasticidade, impermeabilidade e resistência aos ataques químicos.

Aditivos impermeabilizantes: os aditivos impermeabilizantes atuam nos poros das argamassas e concretos. Eles formam uma película que absorve a água e ao mesmo tempo auxilia a repelir água, impermeabilizando o poro.

Aditivos aceleradores de pega: atuam acelerando o tempo de pega e cura através da aceleração das reações de hidratação e endurecimento da massa. Eles facilitam a dissolução da cal e da sílica nos silicatos, e da alumina nos aluminatos. Isso faz com que o concreto tenha um forte desenvolvimento da resistência no início do tempo da secagem.

Aditivos retardadores de pega: este tipo de aditivo atua de forma contraria ao aditivo acelerador, os aditivos retardadores de pega têm a função de retardar a hidratação inicial do cimento. Ao retardar a hidratação do cimento, ele retarda o endurecimento da massa, permitindo um maior tempo de manuseio do concreto.

Camargo ressalta que,para obter todas as vantagens proporcionadas pelos aditivos, é essencial estudar e entender em detalhes as especificidades da obra. “O ideal é verificar com uma empresa especializada qual aditivo deve ser utilizado, só assim será possível escolher o produto adequado, evitando complicações futuras”, comenta.

Para saber mais, acesse: www.camargoquimica.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *