Edificações com segurança: Fachada do maior edifício residencial da América Latina é aprovada em testes com intensidade superior à tradicional

Novembro, 2019 – Inovação e exclusividade. Estas são as palavras de ordem do maior edifício residencial da América Latina. Além dos 81 andares e 281 metros de altura, o Yachthouse by Pininfarina da Pasqualotto & GT se destaca até nos testes de desempenho do sistema de fachada. Para garantir a eficiência de vedação, resistência e segurança, um protótipo com as dimensões reais que serão aplicadas no empreendimento passou por simulador de pressão de vento e água com valores muito superiores aos níveis tradicionais registrados no Brasil.

Teste sistema da fachada Yachthouse by Pininfarina – Estrutura.

A equipe de consultoria precisou estabelecer valores para o ensaio que correspondessem à dimensão do empreendimento e ao nível de desempenho exigido pela Pasqualotto & GT. “Aplicamos procedimentos que vão além da norma. Geralmente é avaliado o desempenho de água e após o vento. No Yachthouse by Pininfarina seguimos esse modelo e adicionamos água e ar novamente para atestar que o sistema não vai perder desempenho mesmo depois de resistir às elevadas pressões de vento”, explica o engenheiro consultor Crescêncio Petrucci.

A simulação foi realizada na sede do Instituto Tecnológico da Construção (ITEC), em São Paulo. Para a avaliação, uma estrutura de dois pavimentos similar ao Yachthouse by Pininfarina foi construída no laboratório do ITEC. A diretora técnica do Instituto, Michele Gleice, explica que os ensaios focam na resistência aos esforços e às cargas de ventos, estanqueidade à água e segurança da estrutura. “Avaliamos possíveis infiltrações de água, bem como a garantia de que não ocorre desprendimento de componente e se os vidros resistem às pressões de vento”, explica a engenheira.

A avaliação antecipada é indicada para assegurar a eficiência da fachada antes mesmo da sua instalação. “Podemos certificar que este é mais um grande diferencial da Pasqualotto & GT. Nos garantirá total estabilidade, resistência e estanqueidade”, acrescenta o engenheiro Davi Rotilli. Com a aprovação do órgão técnico, nos próximos dias a fachada começa a ser montada. Os serviços devem durar cerca de 10 meses.

Fonte: Imprensa/  Pasqualotto & GT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *