Inspeção Predial: 03 pontos fundamentais para evitar tragédias em edifícios

Outubro, 2019 – Quando um edifício cai ou apresenta sérios problemas de estrutura, um dos principais pontos observados é a existência ou não de manutenção preventiva e/ou corretiva. Na grande maioria dos casos a resposta, infelizmente, é a ausência deste procedimento técnico fundamental (baseado nas normas brasileiras da ABNT), o que reflete em prejuízos financeiros e, o mais grave, em um grande risco às pessoas e a sociedade como um todo.

A questão é séria e deve fazer parte das prioridades de síndicos, zeladores, administradores de condomínio, gestores e funcionários de edifícios para que fiquem sempre atentos, especialmente em relação aos pilares do imóvel. É muito importante observar possíveis danos causados por desgaste, acidentes e infiltrações.

O Msc. Esp. engenheiro civil Alexandre Tomazeli, do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias em Engenhara de São Paulo (Ibape/SP) alerta que “as barras de aço / ferro entram em corrosão com o tempo. Isso leva a uma perda da capacidade de resistência, fazendo com que a armadura do edifício chegue até a sambar, caso a estrutura seja grande”.
Vídeo do Desabamento na cidade de Fortaleza/Youtube/Globo-CE
https://www.youtube.com/watch?v=a8toSwl5awU

 

Para o especialista, três pontos merecem maior atenção para que tragédias sejam evitadas:

1) Sempre procurar empresa especializada/capacitada, atendendo a norma brasileria ABNT NBR 5674/12 Manutenção das edificações – Requisitos para o sistema de gestão de manutenção;

2) Nada de “jeitinho brasileiro”, “gambiarras” ou “ajustes técnicos foras de normas”, você pode acabar piorando a situação;

3) Frequentemente fazer uma Inspeção Predial com Engenheiros e Arquitetos capacitados e/ou especializados na área de Patologia das edificações.

Outro aspecto fundamental apontado por Tomazeli é a revisão nos sistemas de impermeabilização das lajes do subsolo, pois a infiltração de água acelera a corrosão da armadura, principalmente se a estrutura tiver juntas de dilatação.

“Alguns zeladores, por falta de conhecimento, colocam uma calha só para não cair água em cima dos carros. Isso acaba piorando o problema, porque cria um microclima húmido e que acelera o processo de deterioração da estrutura, o que é muito grave”, explica o engenheiro.

O Ibape/SP ainda lembra que as inspeções prediais não só evitam problemas estruturais, como avaliam instalações elétricas, ações contra incêndio, rotas de saída em casos de emergência e fachada do edifício. No site da instituição é possível encontrar uma cartilha gratuita sobre a “saúde dos edifícios”, trazendo temas como check-up, como evitar acidentes e normas técnicas.
Fonte: Imprensa/IBAPE-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *