Vendas do varejo de material de construção caem 8% em agosto, afirma ANAMACO

Setembro, 2019 – A pesquisa mensal do Instituto Anamaco mostra que o comércio de material no mês de Agosto vendeu 8% menos que o mês de Julho- comparando com o mesmo período no ano passado, as vendas representam uma queda de 6%. O desempenho abaixo do esperado, porém, não abalou a confiança dos lojistas: 71% estão otimistas com as vendas no mês de Setembro. O estudo abrange as cinco regiões do país- foram ouvidos 530 lojistas entre os dias 26 e 30 de Agosto.

“O otimismo é explicado por conta da Semana do Brasil, iniciativa do Governo Federal que irá fomentar a economia agora”, explica Cláudio Conz, presidente da Anamaco. Ele ressalta que o último trimestre do ano é melhor para o setor, pois começam as obras e reformas para a temporada de festas: “O Natal já está aí. Este é o momento em que as pessoas começam a planejar e executar as melhorias em suas casas”.

As regiões Centro-Oeste e Sul apresentaram os melhores resultados este mês: enquanto na primeira as vendas caíram 8%, na segunda foram 9%. Em regiões como Norte (10%) e Nordeste (12%), há uma outra explicação para a queda no consumo: a temporada de chuvas. “O inverno foi tardio e nestas localidades é uma época chuvosa”, afirma Conz. “Com estes resultados, tivemos que rever a estimativa de crescimento do ano para 5%.
No acumulado, o resultado é de 3% e, nos últimos 12 meses, 4%”, finaliza.

Boas expectativas

Os lojistas de todo o país acreditam que as vendas de Setembro serão bem melhores que Agosto. Com exceção dos comerciantes da região Nordeste, onde 75% deles pensam em melhores vendas, os demais das outras regiões também têm boas expectativas: 71% se mostram confiantes com a economia.Destes, cerca de 44% têm a intenção de fazer investimentos nos próximos 12 meses. “A contratação de funcionários é um outro indicador importante: o crescimento desta intenção cresce gradualmente a cada mês: em Agosto, 20% devem empregar mais funcionários em suas lojas”, diz o presidente da Anamaco.

Em lojas especializadas como as de tinta, por exemplo, a expectativa de crescimento das vendas de Setembro representam 60% com destaque para as regiões Nordeste (71%) e Sul (73%).

Realizada pelo Instituto de Pesquisas da Anamaco, a Pesquisa Tracking Anamaco tem o apoio da Anfacer, Abrafati e Instituto Crisotila Brasil.deste, por exemplo, o crescimento representa 17%.

Fonte: Imprensa/ANAMACO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *