Dicas de casa: Tudo o que é necessário saber sobre resistência das pastilhas

Agosto, 2019 – O efeito das pastilhas proporciona uma beleza sem igual. Bonitas e versáteis, são opção para revestir paredes e pisos dos mais diversos ambientes. Mas, atenção, além do aspecto estético, é preciso verificar também as questões técnicas de modo a obter o melhor desempenho desse tipo de produto. E, uma das questões mais importantes, é o nível de resistência física e química que as pastilhas oferecem. Para tanto, a Jatobá Pastilhas, empresa com mais de 70 anos de atuação neste mercado, elenca a seguir condições imprescindíveis que devem ser avaliadas no momento da escolha. Confira.

Divulgação

Resistência à flexão – por serem queimadas em altas temperaturas e apresentarem baixíssima porosidade (absorção de água menor que 0,5% para esmaltadas e que 0,1% para não esmaltadas – Natural), as pastilhas têm a maior resistência à flexão dentre todos os tipos de revestimentos. Isso possibilita seu uso em pisos nos quais haverá altas cargas de peso.

Resistência ao desgaste em uso – para as pastilhas esmaltadas essa resistência é medida pelo desgaste à abrasão superficial, popularmente conhecido como PEI. Cada referência é classificada com uma resistência (PEI) específica, que determina os locais de uso. Para as pastilhas não esmaltadas (Natural), a medida é feita pela resistência à abrasão profunda que deve ser menor que 175 mm3, de acordo com a Norma ABNT NBR 15.463, que estabelece os requisitos exigíveis para fabricação, marcação, declarações em catálogos, recebimento, inspeção, amostragem e aceitação de placas cerâmicas para revestimento do tipo porcelanato.

Resistência ao choque térmico – em função do processo de fabricação utilizado, todas as pastilhas (esmaltadas e não esmaltadas) possuem alta resistência ao choque térmico. Por isso, são indicadas para uso onde ocorrem variações de temperatura, tais como fachadas, lareiras, churrasqueiras, saunas e regiões que apresentam inversões de temperatura elevadas.

Divulgação

Resistência ao manchamento – de acordo com a Norma ABNT NBR 15.463, as pastilhas devem apresentar resistência maior ou igual a 3. As classes de resistência vão de 1 a 5. A partir de 3 as pastilhas não mancham e, quanto maior a classe, mais efetiva a remoção de sujeiras da superfície das pastilhas.

Resistência aos produtos químicos de usos domésticos e para tratamento de piscinas – de acordo com a Norma ABNT NBR 15.463, a resistência é classificada por classes A, B e C e as pastilhas devem apresentar resistência maior ou igual a B, sendo que:

  • Classe A: as pastilhas não são atacadas pelos produtos e não sofrem efeitos visíveis na sua superfície;
  • Classe B: as pastilhas são levemente atacadas pelos produtos, porém, não sofrem efeitos visíveis na sua superfície;
  • Classe C: as pastilhas são atacadas pelos produtos e sofrem efeitos visíveis em sua superfície.
Divulgação

Resistência a ácidos e álcalis de baixa concentração – de acordo com a Norma ABNT NBR 15.463, a resistência das pastilhas deve ser declarada e as referências apresentam resistências diferentes. As classes de resistência também seguem o padrão de A, B e C, sendo que:

  • Classe A: as pastilhas não são atacadas pelos ácidos e álcalis e não sofrem efeitos visíveis na sua superfície;
  • Classe B: as pastilhas são levemente atacadas pelos ácidos e álcalis e sofrem alguns efeitos visíveis na sua superfície;
  • Classe C: as pastilhas são atacadas pelos ácidos e álcalis e sofrem efeitos visíveis em sua superfície.

*A especificação do produto a ser utilizado deve levar em conta a classe de resistência.

Para André Rodrigues, técnico de qualidade da Jatobá Pastilhas, é mandatório seguir todas as indicações porque só assim é possível usufruir do nível máximo de desempenho dos produtos: “É preciso levar em conta cada aplicação para tirar o melhor proveito. Com mais de 70 anos de atuação, a Jatobá vem desenvolvendo ao longo dos anos produtos em linha com as diferentes necessidades do mercado. Todas as pastilhas da marca possuem resistências que atendem e superam todas as exigências da Norma em questão e têm sua qualidade certificada pelo Centro Cerâmico do Brasil – CCB”, finaliza.

Acesse o site www.jatoba.com.br

Fonte: Imprensa/ Jatobá Pastilhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *