Obras com qualidade e segurança: Tubo de Polietileno é considerado uma das melhores tecnologias para drenagem do solo

Julho, 2019 – Os tubos de polietileno de alta densidade (PEAD), corrugados ou lisos, têm se apresentado como uma das melhores opções para projetos de condução e drenagem, onde as condições de trabalho podem ser críticas e as cargas extremamente pesadas. Esta solução foi desenvolvida com a mais moderna tecnologia e permite utilizar o mesmo tubo em diferentes condições, atendendo as necessidades de projeto independente do tipo de segmento e das características de cada planta.

O PEAD é um polímero, muito resistente, capaz de suportar temperaturas elevadas (picos de 60°C) e com grande resistência ao ataque químico.  O tubo confeccionado com este material apresenta inúmeras vantagens em relação a outros produtos existentes no mercado como, maior flexibilidade e poucas emendas, e ganha espaço no setor de obras de engenharia civil pela alta resistência mecânica e facilidade de instalação.

No caso da drenagem e impermeabilização, os tubos de PEAD são considerados uma das melhores soluções devido à sua durabilidade e performance (grande área perfurada por metro linear), constituindo um sistema drenante eficiente com a capacidade de não permitir que a água ou qualquer outro líquido se infiltre e deteriore a estrutura.

Recentemente, o Brasil enfrentou um dos maiores desastres com rejeitos de mineração, o rompimento da barragem de Brumadinho, a 65 km de Belo Horizonte/MG. Nos empreendimentos desse porte é importante mitigar os riscos suprindo a estrutura de um sistema de drenagem interna que possui um papel essencial na estabilidade das barragens de terra, pois tem função de aliviar a subpressão, conduzir o fluxo antes que seja percolado pela estrutura da barragem a um destino seguro, além de evitar o carregamento de materiais finos que podem ocasionar problemas de erosão interna.

De acordo com o profissional Eduardo Bertella, membro da Associação Brasileira de Tubos Poliolefínicos e Sistemas (ABPE), o sistema de drenagem precisa estar presente na estrutura para a obra ter uma vida longa. “Esse é o trunfo do tubo de polietileno, que é considerado um produto de grande longevidade, que não requer manutenção e não deteriora”, finaliza.

Acesse o site www.abpebrasil.com.br/

Fonte: Imprensa/ABPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *