Impermeabilização com Injeção de Gel Acrílico em subsolo

Por Luísa Ayres

Junho, 2019 – A Injeção de Gel Acrílico é um tratamento indicado para impermeabilização permanente de locais com infiltração. O material sela e protege a estrutura contra o fluxo de água, garantindo durabilidade e funcionalidade à ela. É aplicado em fissuras e trincas, preenchendo os caminhos entre o substrato e o concreto, prevenindo possíveis patologias. Após a injeção, o material passa do estado líquido ao gel e permanece nessas condições durante a sua vida útil.

Injeção por meio de bicos em concreto. Divulgação

A Intech Engenharia realizou uma obra em um edifício residencial, em que foram constatadas fissuras no piso da garagem e junta de concretagem com afloramento de água. Para impermeabilização da área, utilizou-se o Gel Acrílico. Esse sistema não compromete o conforto dos moradores, já que não é necessário interditar o local, além de gerar pouco entulho, resíduos e ser mais econômico. A resina de Gel Acrílico possui ótima aderência, durabilidade, flexibilidade e baixa viscosidade, possibilitando a injeção em fissuras a partir de 0,1mm. Além disso, forma uma estrutura altamente elástica, assegurando estanqueidade.

Após a identificação das fissuras inicia-se a perfuração, em seguida são colocados os bicos de injeção, sempre bem justos e inclinados à superfície, e então é aplicado o Gel Acrílico. Ao retirar os bicos, deve-se realizar acabamento com argamassa.

Há duas formas de aplicação da resina de Gel Acrílico, podendo ser por meio de uma membrana impermeável, no qual o material é aplicado no lado posterior da estrutura, formando uma membrana impermeabilizante, e devido à baixa viscosidade permite que percole no concreto. Além disso, a aplicação pode ser por meio do preenchimento de trincas, fissuras e juntas de dilatação, já que o Gel Acrílico é um material elástico que preenche os vazios, vedando os espaços com infiltração.

Outro problema nos pavimentos em contato com o terreno é a possibilidade da ascensão de água por capilaridade do solo. A umidade pode aparecer nos pisos ou propagar-se pelas paredes, dependendo da posição do nível freático. Sendo assim, é necessária a aplicação de um sistema de impermeabilização para proteger os pisos e paredes da umidade, garantindo a vida útil da estrutura.

Site: www.intech.eng.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *