GIS + BIM: Imagem e Brasoftware firmam parceria e integram as tecnologias para o mercado brasileiro de Arquitetura, Engenharia e Construção

Representantes brasileiras de dois dos maiores players de tecnologia do mundo acabam de firmar uma parceria que levará a empresas brasileiras do mercado de Arquitetura, Engenharia e Construção os benefícios de uma integração fundamental em projetos do setor: o GIS (Geographic Information System) e o BIM (Building Information Modeling).

Imagem, distribuidora exclusiva Esri no Brasil (empresa norte-americana desenvolvedora do ArcGIS, o Sistema de Informações Geográficas mais utilizado no mundo) se uniu à Brasoftware, maior representante nacional da Autodesk (líder global em soluções BIM), para reproduzir uma parceria global que já existe há dois anos entre as empresas e fortalecer o conceito GIS + BIM no mercado brasileiro. “Em comparação a outros países, há um gap tecnológico em nosso mercado de arquitetura, engenharia e construção e o entendimento dos benefícios desse novo conceito ainda está engatinhando por aqui. Acreditamos que oferecer uma solução advinda da junção de duas das maiores empresas do mundo em seus segmentos trará uma nova perspectiva para o setor”, comenta André Luiz, responsável pela área de parcerias da Imagem.

Segundo André, são sistemas que se alimentam. Enquanto o BIM reúne informações da construção em si, como materiais, orçamento, cronograma, projeções em 3D e outras, o GIS trata do contexto do local em que a obra será executada, incluindo aspectos que possam afetar diretamente o desenvolvimento, cronograma e orçamento do empreendimento, como características físicas da área e qualidade do solo, entre outros. O ArcGIS vai identificar, por exemplo, o melhor trajeto para a construção de uma rodovia, garantindo que informações como declividade do solo ou se existem áreas de proteção permanente na região, entre outros dados diversos, não sejam uma surpresa no meio do caminho e não gerem impactos, sejam financeiros, ambientais, no prazo de entrega da obra, ou outros.

“No mundo BIM, ao realizar uma tomada de decisão baseada em mais camadas de informações com análises multicritérios com apoio do GIS, conseguimos ter os benefícios de construir um empreendimento virtualmente antes de sua execução. Assim, dependendo dos usos estipulados em um bom plano de execução, será possível obter melhor colaboração, compatibilização, planejamento assertivo e orçamento real da obra ainda na fase de projeto”, complementa Tiago Ricotta, líder de Desenvolvimento de Negócios da Brasoftware.

Na prática, a partir de agora os projetos de AEC (arquitetura, engenharia e construção) de clientes Brasoftware poderão contar com o poder do GIS. “A ideia é a Brasoftware levar àqueles que já utilizam o BIM em seus projetos, e aos novos usuários, todo o domínio da inteligência geográfica”, comenta André.

Site: www.img.com.br

Fonte: Imprensa/ IMAGEM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *