Construção sustentável: Feira em São Paulo mostra as últimas novidades em containers

Estruturas possibilitam rapidez na construção e menor descarte na natureza.

Casas, lofts, lanchonetes, piscinas, escritórios, banheiros e ambulatórios estão na minicidade construída para a 1ª Expo Container City.

Abril, 2019 – São Paulo sediará entre os dias 10 e 14 de abril, no Expo Center Norte, a primeira feira dedicada ao mercado de containers do país, a Expo Container City. Além de apresentar uma minicidade construída com containers, o evento contará com um ciclo de palestras comandado pelos maiores especialistas do setor do país. Temas como, segurança, sustentabilidade, orçamento, tecnologia, instalações, normas técnicas e jurídicas, design e decoração, entre outros, estarão na programação gratuita da feira.

Expo Container City 2019. Divulgação

Cada vez mais surgem novas formas de morar ou de construir um novo empreendimento por meio da construção modular. O container, que é uma estrutura usada principalmente para o transporte e armazenamento de mercadorias, e que já há alguns anos vem conquistando vários países pelo mundo afora, atualmente é na construção civil o modelo mais rápido, moderno, sustentável e barato. Aliás, em se tratando de custos e por descartar fundações, o processo de construção é simples e exige menos material do que uma obra tradicional. Vale lembrar que, mesmo se tratando de uma “caixa gigante”, há inúmeras formas de usar o container, que é flexível e pode ser pensado como um imenso “lego”, capaz de formar grandes estruturas e atender os mais diversos tipos de projetos, como edifícios, escritórios e até apartamentos de luxo. 

Atualmente, há vários tipos de containers, os mais comuns são o standard, usados para cargas, e o high cube, que são os mais altos. Existem também os containers dry, que são mais básicos, e os refeer, que são refrigerados. Quanto ao comprimento, um container tem 3, 6 ou 12 metros e aproximadamente 2,5 metros de largura. O desempenho de sua estrutura não é muito diferente de uma casa comum, necessitando de manutenção, mesmo atendendo todas as normas de segurança e conforto.

Expo Container City chega para apresentar projetos inovadores e proporcionar ao público a experiência de morar, trabalhar e se divertir em estruturas construídas com containers. Casas, lofts, lanchonetes, piscinas, escritórios, banheiros e ambulatórios são algumas das estruturas montadas para o evento, que contará com containers marítimos e modulares. Entre os grandes expositores estão: Compass, empresa líder no segmento de venda e locação de containers marítimos; RF Leasing, empresa inglesa especializada na locação e venda de containers refrigerados; Lafaete, empresa que atua na locação e desenvolvimento de projetos em contêineres, principalmente para os setores de food service, mineração, hotelaria, comércio e construção civil; entre outros expositores.

Paulo Ventura, diretor superintendente do Expo Center Norte, ressalta a importância da Expo Container City como forma de difundir uma tendência mundial. “No exterior, a reutilização de containers marítimos para a construção de projetos residenciais e comerciais já é bastante disseminada. Além de praticidade e melhor custo x benefício, a solução tem como uma de suas principais vantagens a sustentabilidade, uma vez que ocorre o reaproveitamento de materiais. Estamos muito contentes em receber o primeiro evento do segmento no País”, afirma Ventura.

A entrada para a Expo Container City é gratuita e para o ciclo de palestras há necessidade de inscrição por meio do site https://expocontainercity.com.br/palestras.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *