A febre da gestão de energia ?

Março, 2019 – A energia é um recurso que muitas vezes as pessoas negligenciam quando realizam suas tarefas do dia-a-dia diz Andrew Charles Jenner. No entanto, com o aumento dos custos da energia e os efeitos negativos dos métodos atuais de obtê-los para o meio ambiente, mais pessoas estão se tornando mais conscientes de que algo deve mudar com a forma como os seres humanos em geral usam energia. Enquanto o movimento existe há muito tempo, o gerenciamento de energia está se tornando mais popular nos próximos anos. A febre de administrar energia continua aumentando, e já é hora de você entrar em ação também.

Gestão de energia

O termo gestão de energia foi criado em torno dos anos 70, durante o auge da primeira grande crise mundial do petróleo. Com as enormes despesas associadas à aquisição de petróleo, todas as indústrias procuraram maneiras de melhorar sua eficiência energética. Isso levou à criação de equipamentos como carros e eletrodomésticos que consomem menos eletricidade e são mais compatíveis com os padrões ambientais. O efeito positivo de uma abordagem mais frugal e responsável à energia esteve em plena exposição durante este período, e isto influenciou a tomada de decisão de várias partes interessadas.

Eficiência energética

Embora o mundo tenha se recuperado da enorme crise energética dos anos 70, a tendência para a eficiência energética permaneceu tão forte quanto antes. Ao longo dos anos, os seres humanos criaram tecnologias que permitiram uma melhor eficiência energética e, ao mesmo tempo, aumentaram o desempenho e a produtividade. Tomemos por exemplo os carros de hoje. Os carros de hoje são mais do que capazes de gerar quantidades imensas de energia, enquanto ainda são mais eficientes em consumo de combustível do que suas contrapartes de décadas atrás. Além disso, a tendência para o uso de fontes de energia alternativas e renováveis ainda está em curso.

Recursos energéticos

Talvez mais do que o conhecimento de que os recursos energéticos atuais são limitados e podem acabar em breve, o estado atual da saúde geral da Terra afetou a forma como o mundo em geral vê como usar seus recursos. Foi bem documentado como os gases de efeito estufa contribuíram para a redução da qualidade do ar global em todo o mundo e as mudanças climáticas. Além disso, o problema contínuo da gestão de resíduos em todo o mundo tem impulsionado mudanças políticas nas escalas local, nacional e global. Gerir energia e recursos de forma mais responsável tem sido o elemento de combate para decisores políticos, ativistas e algumas empresas, e seus esforços estão colhendo frutos de muitas maneiras.

Gestão inteligente de energia

Os decisores políticos de todo o mundo defenderam a gestão inteligente de energia durante anos e os seus esforços estão a dar frutos em mais de uma maneira. Enquanto o mundo ainda é um caminho a percorrer antes de criar um sistema de energia 100% sustentável, a infraestrutura para que isso aconteça já está lá. Os governos priorizaram o estabelecimento de fontes de energia limpa e renovável em seus respectivos países. Eles também criaram leis que fornecem incentivos para indivíduos e organizações se tornarem mais responsáveis no uso de energia e outros recursos. Os formuladores de políticas em todo o mundo também estabeleceram diretrizes sobre como a energia e outros recursos podem ser gerenciados com mais eficiência.

Muitas pessoas estão percebendo que administrar energia e outros recursos é uma medida inteligente. Não importa se você é um empreendedor, um político ou apenas um cidadão comum. As ações (ou inações) podem afetar o mundo em geral. Além dos benefícios econômicos ou promocionais da gestão de energia, mais pessoas estão percebendo que é responsabilidade das pessoas gerenciar seus recursos de forma mais eficaz em prol da sociedade. Essa consciência despertou um interesse renovado e sustentado no uso mais responsável de energia.

Com o aumento da conscientização, políticas aprimoradas e acesso mais fácil à tecnologia útil, a febre da gestão de energia deve aumentar ainda mais nos próximos anos. Andrew Charles Jenner da energisenergy.com diz que todos estão entrando em ação e isso é considerado por muitos como uma mudança positiva. A Energis fornece ferramentas e serviços para cidadãos e organizações privadas para melhorar suas unidades de gerenciamento de energia e colher todos os benefícios associados a ela.

Fonte: Imprensa/Energisenergy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *