Copagaz estabelece maior gestão e controle sobre seus indicadores operacionais

Fevereiro, 2019 – A TBL Manager criou o SIS – Sistema de Indicadores da Sustentabilidade, com o objetivo de levar às empresas uma ferramenta que permite a gestão eficiente dos seus aspectos de sustentabilidade. A ferramenta permite a criação ou edição de indicadores e formulários de desempenho, de acordo com as necessidades e demandas das empresas, para que elas consigam fazer, de forma mais eficaz, a mensuração de seus dados.

A Copagaz, empresa brasileira especializada no engarrafamento e comercialização de gás GLP, apostou no SIS e investiu em Sustentabilidade Empresarial. “A partir de uma atuação voltada para a responsabilidade social e projetos sociais, a Copagaz soube, através de seu Comitê de Sustentabilidade, compreender as demandas de uma economia moderna e inserir os conceitos de sustentabilidade em sua gestão”, comenta Rafael Morales, diretor da TBL Manager.

Essa evolução ocorreu com o desenvolvimento de seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, no ano de 2006. Os relatórios têm como propósito apontar os progressos empresariais em relação à sustentabilidade e também apresentar as iniciativas e processos de gestão para os stakeholders.

O Relatório de Sustentabilidade, empenhou a Copagaz em estabelecer maior gestão e controle sobre seus indicadores operacionais. As informações relativas ao consumo de energia, água, investimentos ambientais entre outras informações, que já eram monitoradas anteriormente, tiveram seu escopo abrangidos por conceitos de sustentabilidade.

Inicialmente, esse controle era realizado em planilhas, gerenciadas pelas 15 unidades de negócio da empresa, com indicadores preenchidos mensalmente e disponibilizados na intranet.

A partir de 2013, esse controle tornou-se mais sofisticado por meio do SIS, que, segundo a coordenadora de sustentabilidade da Copagaz, Lilian Estadella, trouxe maior agilidade e fortaleceu a gestão da empresa sobre esses indicadores estratégicos. “O sistema de gestão, que pode ser acessado de qualquer localidade, permitiu à Copagaz mensurar e monitorar em tempo real, seus principais indicadores de sustentabilidade, garantindo agilidade na tomada de decisões e reduzindo custos. São monitorados indicadores de diferentes áreas da empresa, como Recursos Humanos, Engenharia e Saúde e Segurança”, explica Estadella.

“O contínuo monitoramento e acompanhamento de indicadores, permite o estabelecimento de metas e de estratégias de longo prazo, identificando os impactos da operação da empresa”, afirma a presidente do Comitê de Sustentabilidade, Elizete Paes.

Um exemplo de ganho real, a partir desse monitoramento, ocorreu na área de Engenharia. O controle mais efetivo de água, energia, acidentes e emissões de CO² garantiu a identificação de sua natureza e causas, permitindo intervenções por parte da gestão da Copagaz. O resultado prático desse controle é a redução no consumo e nos gastos relativos a esses aspectos.

Esse constante monitoramento que o SIS oferece, permite, além de um Relatório de Sustentabilidade com informações precisas e rastreáveis, a exata mensuração dos indicadores estratégicos da Copagaz em suas diferentes unidades espalhadas pelo território nacional, tendo como consequência a sustentabilidade e a transparência empresarial agregada a gestão e ao negócio da empresa.

Fonte: Imprensa/Copagaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *