Maricá amplia obras de infraestrutura na região. Abertura do canal da Barra já eleva nível das lagoas

Fevereiro, 2019 – Após o fechamento natural na quinta-feira (07/02), o canal da Barra de Maricá foi reaberto na sexta-feira (08/02) pela autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar).

Dez máquinas continuam movimentado a areia para entrada de água do mar na lagoa. O presidente da Somar, Renato Machado, e o secretário de Cidade Sustentável Helter Ferreira acompanham o trabalho de oxigenação do sistema lagunar.

Presidente da Somar Renato Machado – Foto Elsson Campos

Segundo o presidente da Somar, o canal está 10 cm acima do nível do espelho d’água desde o início dos trabalhos, no dia 31/01. “Já tinha considerado 10 cm ideal para oxigenação da lagoa. Conseguimos fazer muito peixe e camarão entrar na lagoa, tem uma renovação muito boa da água. Circulei hoje (sexta-feira) de São José a Ponta Negra e a gente percebe que todo lugar já tem água renovada, mas em alguns ainda não estão no nível ideal. Por isso continuamos o trabalho e acredito que 15 cm seja suficiente para a oxigenação do sistema lagunar”, afirmou Renato Machado. “Assim que atingir esse nível a gente para e fica monitorando, mas se tiver nova estiagem a gente retorna o trabalho”, adiantou.

Já o secretário de Cidade Sustentável disse que a abertura do canal foi fundamental para a recuperação do sistema lagunar. “Esse é o pulmão (lagoa da  Barra) do nosso sistema lagunar e com essa estiagem toda estava precisando deste respiro de águas novas. Essa abertura foi fundamental para a recuperação da lagoa. Isso é a vida lagunar voltando, com o pescado e oxigenação”, destacou Hélter Ferreira.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Maricá-RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *