Escavadeiras inteligentes: serviço com eficiência na construção e mineração

Por Severian Rocha

Fevereiro, 2019 – Máquinas autônomas, geolocalizadores ultra sensíveis , mapeamento de dados inteligentes, realidade aumentada, realidade virtual, softwares para controle de risco de vidas humanas  no ambiente de trabalho e redução de perdas dos equipamentos são muitos dos serviços tecnológicos que estão disponíveis cada vez mais no dia a dia da infraestrutura mundial.

 No Brasil, setores importantes economicamente ativos como: construção e mineração – antes-, muito tímido em relação ao uso da tecnologia como ferramenta de eficiência e solução no ambiente de trabalho (canteiros de obras e mineração), estão se adaptando rapidamente rumo ao futuro. Já são visíveis nas construções e, áreas de mineração, escavadeiras, retroescavadeiras e caminhões programados por softwares de última geração.

 A Trimble, empresa com expertise global em tecnologia de ponta –  especialmente na criação de softwares inteligentes para uso na Agricultura, Transporte e Logística, Infraestrutura e Construção -, trouxe para o mercado brasileiro o Trimble Earthworks. O primeiro sistema automático de controle de nivelamento 3D. O programa que permite os operadores de escavadeiras trabalharem de forma mais rápida e produtiva, terão mais facilidades na criação de superfícies suaves, planas e inclinadas.

O Jornal da Construção Civil entrevistou Fátima Gonçalves, diretora de Novos Negócios da Trimble Brasil, que nos contou algumas novidades da companhia.

Fátima Gonçalves, Diretora de Novos Negócios da Trimble. Divulgação
 1 – A Trimble é reconhecida internacionalmente por atuar na agricultura, geoprocessamento e infraestrutura. A empresa tem buscado outros mercados?
 
Fátima – A Trimble tem 4 grandes áreas de atuação, fornecendo soluções para aumentar a produtividade e reduzir o desperdício nos segmentos de Recursos Naturais (que compreendem Agricultura de Precisão e Florestal); Construção de Infraestrutura e Edificações; Geospacial (onde além de Topografia   , temos Mineração e Monitoramento de Estruturas) a quarta área que acaba de chegar ao Brasil com a aquisição da Veltec é a de Transportes  & Logística.   Outras áreas (que chamamos de emergentes) que estamos trazendo para o Brasil são: Saneamento e Ferrovias, oferecendo soluções para aumentar a produtividade e reduzir o desperdício na operação e manutenção destes dois segmentos.
 
2. Quais as principais soluções da Trimble para o setor de construção?
 
Fátima – Para construção de Estruturas (Pontes, barragens, edifícios) trouxemos a plataforma colaborativa Trimble Connect que permite a coordenação de várias etapas do projeto usando  modelos 3D de projetados em vários softwares de mercado com os participantes em vários pontos do planeta.
Trouxemos também o software BIM com o maior nível de detalhamento do mercado, o Tekla.
 
Um ponto de grande relevância nas obras de infraestrutura é a movimentação de terra para este segmento trouxemos  sistemas de controle de nivelamento que fornece uma solução completa para terraplenagem, sistemas de posicionamento e pesagem, e pavimentação que num primeiro momento aumenta a produtividade em 3 vezes, podendo ser ainda maior com o refinamento dos processos .

 

Detalhes dos produtos

Escavadeiras automáticas

Com o Trimble Earthworks, os construtores podem aproveitar as vantagens do primeiro sistema automático de controle de nivelamento 3D que se pode incorporar às escavadeiras, permitindo que os operadores criem superfícies suaves, planas ou inclinadas com mais facilidade. Quando a escavadeira é colocada no modo Automático, o operador controla o braço e o Trimble Earthworks controla a lança e a concha, mantendo o nível do corte, reduzindo a sobre-escavação e aumentando a produção. Ao automatizar a operação da escavadeira, o Trimble Earthworks permite que os operadores atinjam a cota de forma consistente, com alta precisão e em menos tempo.

Trimble Eartworks

Sistemas Trimble de Posicionamento em Obra – Os Sistemas de Posicionamento Trimble SPS ajudam os construtores a assumir o controle do canteiro de obras, executar tarefas de maneira mais produtiva, atender às especificações mais rigorosas e evitar retrabalhos.

Sistemas Trimble de Controle de Máquinas – A Trimble oferece uma linha completa de sistemas de controle de nivelamento – desde laser ou sônico até 3D, esses sistemas robustos são fáceis de usar, totalmente atualizáveis ​​e flexíveis o suficiente para atender a uma ampla gama de aplicações e requisitos nos canteiros de obra.

Tekla Structures é o software BIM – Building Information Modeling que fornece processos mais rápidos de modelagem 3D, detalhamento mais preciso, melhor controle de alterações e produção mais rápida de desenhos com menos esforço, além de ganhos de eficiência relacionados ao fluxo de trabalho, cobrindo todo o processo de construção, desde o projeto conceitual até a fabricação, a construção e o próprio gerenciamento da construção.  A nova versão também oferece suporte para nuvens de pontos, permitindo a entrega de projetos coordenados e que se ajustam perfeitamente às estruturas existentes. As melhorias em desenhos incluem produção mais rápida com menos esforço e processo mais eficiente de revisão e adição de conteúdo. O fluxo de trabalho colaborativo desde o projeto e a análise até o detalhamento e a fabricação ficou mais simples, independentemente do material estrutural.

Conjunto Tekla

Tekla Structural Designer  – Fornece novos recursos e melhorias que focam na produtividade do fluxo de trabalho de projeto estrutural. Por exemplo, o novo recurso de projeto de laje de concreto, rigoroso e não linear, automatiza a simulação de carga por meio da construção, auxiliando a economizar tempo no projeto de engenharia. Opções aprimoradas de análise para concreto e aço oferecem maior controle e análise mais rápida. A nova versão também suporta anexos em sueco, norueguês e finlandês dentro da norma europeia.

Tekla Tedds – Lança uma variedade de novos cálculos para aumentar significativamente a produtividade de engenheiros estruturais e civis. O software, fácil de usar, oferece uma biblioteca com qualidade garantida que disponibiliza cálculos em conformidade com códigos visíveis para revisão e validação.

Trimble Connect – O Trimble Connect é uma plataforma de suporte ao trabalho colaborativo em BIM. Oferece ferramentas de colaboração para que todas as partes envolvidas em um projeto possam trabalhar juntas, em tempo real. É possível visualizar modelos 3D, compartilhar informações, fazer comentários, atribuir tarefas e prazos, e extrair relatórios a partir de um conjunto único e sistematizado de dados.

Para mais detalhes acesse www.trimble.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *