3 Invenções que você jamais imaginou serem movidas pela Energia Solar

Dezembro, 2018 – O mundo encontra-se em constante evolução, com o ser humano transformando e adaptando-se ao meio ambiente em que vive.

Nos últimos anos, com as evidentes mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global, surgiu a necessidade de se encontrar alternativas limpas para os meios poluentes com os quais a sociedade moderna mantém seu desenvolvimento.

Entre esses estão a geração de energia elétrica e o consumo de combustíveis fósseis, grandes atuantes na liberação dos gases de efeito estufa. Somente o Brasil, em 2016, foi responsável pela emissão de 423,5 milhões de toneladas de CO2 em seus processos de geração e consumo de energia, segundo o relatório SEEG 2018 do Observatório do Clima.

Nesse cenário, uma solução eficiente, segura e cada vez mais barata segue ganhando destaque: a energia solar fotovoltaica, conversão direta da luz do sol em energia elétrica através das células fotovoltaicas.

A tecnologia já é a que mais cresce entre as fontes de energia renováveis e a versatilidade de sua aplicação faz com que ela, além de se consolidar como a opção de consumidores que desejam gerar a própria energia como forma de economia na conta de luz, ainda se torne a fonte geradora para projetos inovadores com potencial de mudar o mundo e levar a humanidade a uma era de maior sustentabilidade.

Confira, abaixo, 3 invenções já consagradas que você jamais imaginou serem movidas por energia solar:

Avião

Um avião 100% movido a energia solar que deu a volta ao mundo em 2016; esse é o feito conquistado pelo Solar Impulse II, que contou com 17 mil células solares instaladas na sua envergadura de 80 metros para alimentar os seus 4 motores. Com o uso de baterias, a energia gerada durante o dia foi armazenada para uso nos períodos noturnos ou de pouca luminosidade, permitindo que o avião completasse o trajeto em 16 meses e meio.

Barco

Batizado de Turanor PlanetSolar, o barco, que na verdade é um catamarã, também realizou a travessia global em um período de 585 dias, finalizando a viagem em 2012. Totalmente movido pela luz do sol captada pelo seu painel solar de 500 m2, o barco ainda contou com banco de baterias para lhe entregar uma autonomia de até 3 dias sem luz.

Trem

Na cidade australiana de Byron Bay, um incrível projeto de renovação transformou um trem abandonado, datado de 1949, na primeira locomotiva 100% solar-elétrica do mundo. Acoplados ao teto dos dois vagões, os painéis solares flexíveis contrastam de maneira suave ao estilo vintage da locomotiva e suprem a energia limpa usada não só para a iluminação e circuitos do trem, como também o seu sistema de tração.

Fonte: Imprensa/ Blue Sol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *