Mulheres na construção civil: Dinâmica Engenharia ensina mulheres fazerem reparos domésticos em curso gratuito

No contexto atual, não cabe mais a divisão de serviço de homem e serviço de mulher. Com o curso, é possível até mesmo que elas passem a trabalhar na área, diz instrutor

Dinâmica oferece curso gratuito em reparos domésticos para mulheres. Divulgação

Goiânia, Fevereiro, 2018 – O Dia Internacional da Mulher está chegando e, mais uma vez, levanta a discussão do empoderamento feminino. Donas de seus narizes, elas vão muito bem no mercado de trabalho, obrigada! Já representam 44% da força de trabalho de acordo com dados do Ministério de Trabalho e, aos poucos estão reduzindo as diferenças salariais comparadas ao homem. Hoje, ela também se dá ao direito de escolher seu estado civil, e o casamento deixou de ser uma obrigação social. O número de lares chefiados por mulheres subiu de  23% para 40% em 20 anos, entre 1995 e 2015.  O dado é  da pesquisa Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça, divulgada em 2017, feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea),com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

Para dar fim a esteriótipos e também contribuir com a autonomia da mulher, a Dinâmica Engenharia oferece no próximo dia 3 de março a terceira edição do curso Mulher Independente, uma iniciativa da construtora para compartilhar técnicas de reparos domésticos com elas. As inscrições são gratuitas, mas devem ser feitas antecipadamente. Serão 30 vagas disponíveis, sendo 20 para a comunidade e 10 para familiares dos colaboradores da empresa. O telefone para inscrições é o 3240-9900.

A MULHERES
Mulheres com a mão na massa – Curso gratuito na cidade de Goiânia. Divulgação

“O curso tem o papel também de quebrar paradigmas. Elas veem que são capazes sim de fazer qualquer coisa sozinhas, basta vontade para aprender. Ao descobrir isso, já ouvimos de muitas participantes o interesse de até passar a trabalhar na área”, diz o instrutor do curso, o engenheiro da Dinâmica Engenharia, Guilherme Monteiro.

Ele adianta que o programa do curso inclui desde os reparos domésticos mais corriqueiros, como troca de lâmpadas, até tarefas mais difíceis – como a aplicação de gesso, pintura de superfícies e fixação de revestimentos, sempre seguindo às normas de segurança.

CARTILHA
Divulgação

Para o diretor da empresa, Mário Valois, o curso chegou à terceira edição diante do grande interesse do público feminino.  “Elas são extremamente decididas, interessadas e querem resolver seus problemas. Mesmo as casadas já não esperam pelo companheiro para os consertos em casa.  E as que contratam prestadores, não querem se sentir reféns de maus profissionais. O curso as ajuda a monitorar  melhor o conserto feito”, observa o diretor da Dinâmica Engenharia, Mário Valois.

Na construção civil, ele ressalta, a mulher também vem conquistando seu espaço, lembra o engenheiro. ”Elas não estão mais apenas na limpeza da obra, mas também como engenheira responsável, pedreiras e em outras funções que antes eram exclusivas do homem”, diz. Hoje, na obra onde vai acontecer o curso, são 17 mulheres trabalhando ao todo. Apesar de não serem a maioria, já fazem sua representação. “Os cargos variam entre limpeza da obra, rejuntadeiras, estagiária de engenharia e nossa técnica de segurança”, afirma.

Serviço

Assunto: Curso Mulher Independente

Data: 03 de Março

Horário: das 8h às 12h

Local: canteiro de obras do Residencial Detail Vaca Brava,  na Rua T-54, no  Setor Bueno (próximo ao Goiânia Shopping)

Inscrições:  3240-9900

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *