Dicas de casa: Quer sua horta ou jardim sempre bonitos?

Confira 5 dicas de irrigação para cuidar do seu espaço verde

Dicas de Casa: Ferramentas para Jardinagem

Dezembro, 2017 – Você sabia que, de modo geral, os vegetais são constituídos por 85% de água? Sim, grande parte do peso de uma planta é água, elemento fundamental para o deslocamento dos nutrientes, resfriamento da folha, realização da fotossíntese das plantas, além de inúmeras outras funções primordiais para o seu desenvolvimento.

Com a chegada do verão, suprir a demanda de água das plantas é essencial para que elas possam expressar toda a sua beleza. Conheça algumas dicas de irrigação para você cuidar da sua horta ou jardim:

1- Horário

Procure irrigar nos horários com menor intensidade de sol (pela manhã ou final da tarde). Porém, é importante que as condições climáticas sejam suficientes para secar a folha após a irrigação, para que ela não fique molhada por um longo período, o que facilitaria o surgimento de doenças.

Dicas para irrigação do Jardim.

2- Quanto irrigar

Irrigue em abundância, mas é importante que a água infiltre. Isso promoverá maior desenvolvimento de raízes em profundidade e maior absorção de nutrientes. Atenção para exceções, como cactos e suculentas, que precisam de menos água.

3- Onde irrigar

Irrigue no entorno do tronco, molhando a área de projeção da copa como um todo. Irrigar somente em um local ou em superfície, fará com que as raízes cresçam somente naquela região, ficando menos resistentes a longos períodos de seca.

4- Seja eficiente

Quando possível, utilize sistemas de irrigação localizados. Desta forma, é possível reduzir as perdas pela evaporação e o surgimento de doenças nas folhas.

5- Um simples truque

Utilizar cobertura morta (folhas secas, grama seca, cascas e outros materiais) sobre o solo ajuda a reduzir as perdas de água por evaporação e controlar plantas invasoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *