Rio de Janeiro sedia maior evento de empreendedorismo inovador da América Latina

Parque Tecnológico da UFRJ é o organizador local da Conferência Anprotec 2017, que reunirá, de 23 a 26 de outubro, especialistas do Brasil e do mundo para debater o impacto da inovação na transformação das cidades.

Rio, outubro, 2017 – Do dia 23 ao dia 26 de outubro vai acontecer a 27ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação, maior evento de empreendedorismo inovador da América Latina. Realizada pela Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) em parceria com o Sebrae, ela conta com a organização local do Parque Tecnológico da UFRJ. Comemorando os 30 anos da entidade, essa edição da conferência, que será realizada no Centro de Convenções Sul América, no centro da cidade, tem como tema “Inovação e empreendedorismo transformando cidades”.

Desafios, conquistas e histórias do empreendedorismo inovador brasileiro serão compartilhados ao longo da programação, que também propõe uma reflexão sobre o futuro do movimento. A programação inclui palestras, cursos e debates sobre temas como governança de parques tecnológicos, a evolução dos ecossistemas de inovação, o Brasil e a nova geopolítica global, o empreendedorismo inovador no Brasil, branding, sustentabilidade, entre outros.

O evento contará com a presença de especialistas em empreendedorismo e inovação como Boaz Golany, vice-presidente de Relações Externas e Desenvolvimento do Instituto de Tecnologia de Israel (Technion); Luis Sanz, diretor geral da Associação Internacional de Parques Tecnológicos (IASP); Maurício Guedes, fundador do Parque Tecnológico da UFRJ; Rubens Barbosa, ex-embaixador do Brasil em Londres e Washington e fundador do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Irice); Josep Piqué, presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (Iasp); Guilherme Ary Plonski, ex-presidente da Anprotec e coordenador científico do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP e Jorge Luis Nicolas Audy, presidente da Anprotec. A conferência também irá promover uma palestra especial com o carnavalesco Paulo Barros, conhecido por inovar no carnaval carioca.

Na opinião de Jorge Audy, presidente da Anprotec, o evento esse ano tem o papel de debater questões importantes para o futuro do movimento empreendedor no Brasil: “A conferência Anprotec deste ano marca os 30 anos da nossa associação, trazendo para o Brasil grandes autoridades mundiais da área de inovação e do empreendedorismo. A temática é extremamente atual e nos possibilitará refletir sobre o futuro do movimento do empreendedorismo inovador no Brasil, tendo como base o papel de transformação das cidades”.

No dia 26, os participantes da 27ª Conferência Anprotec terão a opção de visitar dois ambientes de inovação relevantes para a cidade do Rio de Janeiro: o Parque Tecnológico da UFRJ e o Instituto Gênesis, da PUC-Rio. No Parque Tecnológico da UFRJ a visita técnica contará com um passeio por todo ambiente de inovação do Parque e da Incubadora de Empresas da COPPE, além de visitas a laboratórios, startups e ao centro de pesquisas da Ambev. O Instituto Gênesis irá realizar visita ao Campus da PUC-Rio, passando por laboratórios de Engenharia da Universidade, Sala de Empreendedorismo, Tendas de Arte e Design, e o Departamento de Design.

Para José Carlos Pinto, diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, uma sociedade só irá evoluir se olhar com atenção para as atividades de inovação e empreendedorismo: “No mundo atual, a economia gira em torno do conhecimento. Um país que pretende avançar precisa pensar na qualidade dos produtos e dos serviços que ele oferece para a sociedade. O empreendedorismo e a inovação têm essa importante missão de embarcar mais tecnologia e mais conhecimento nos nossos produtos e serviços”.

Toda a programação e detalhes do evento estão no site da conferência (http://conferenciaanprotec.com.br/)

Sobre a Anprotec:

Criada em 1987, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) reúne cerca de 350 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas a empreendedorismo e inovação. Líder do movimento no Brasil, atua por meio da promoção de atividades de capacitação, articulação de políticas públicas, geração e disseminação de conhecimentos.

Sobre o Parque Tecnológico da UFRJ:

O Parque Tecnológico da UFRJ é um ambiente de inovação dentro da UFRJ que permite a interação entre a universidade – alunos e corpo técnico-acadêmico – e as empresas, transformando conhecimento em emprego e renda e oferecendo produtos e serviços inovadores para a sociedade. Inaugurado em 2003, o Parque ocupa uma área de 350 mil metros quadrados e abriga centros de pesquisa de empresas inovadoras, laboratórios da UFRJ, uma incubadora de empresas e espaços para desenvolvimento do empreendedorismo e inovação.

Fonte: Imprensa/Anprotec

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *