Designers brasileiros inauguram showroom nos Estados Unidos

estudiobola, Fahrer, NDT Design e Paulo Alves inauguraram showroom nos Estados Unidos

Outubro, 2017 – O Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) anunciam que o  Projeto Raiz, uma iniciativa conjunta para promover o talento e os produtos dos designers brasileiros, inaugurou no dia 11 de outubro um showroom localizado no Centro de Orlando, Florida. O programa visa estimular a geração de negócios para os estúdios de designers com maturidade para atuação no mercado internacional e com interesse nos mercados norte-americano.

EUA
Designers brasileiros inauguram showroom nos Estados Unidos. Divulgação

Durante seis meses, quatro estúdios de design – estudiobola, Fahrer Design, NDT Design e Paulo Alves – darão continuidade ao trabalho apresentado em maio deste ano, quando participaram da International Contemporary Furniture Fair (ICFF), principal vitrine do setor na América do Norte. A percepção destes estúdios é que para criar raizes no concorrido mercado norte-americano, são necessárias consistência e descoberta da melhor estratégia de negócio adaptada ao mix de produto.

A ação faz parte dessa estratégia de internacionalização, participação e fortalecimento dos designers de mobiliário do Brasil nos Estados Unidos, estimulando as experiências positivas, o desejo de aquisição do móvel e a contratação dos serviços dos designers brasileiros. Cerca de 20 peças de cada estúdio estão em exposição no local, e um catálogo com mais de 280 produtos é disponibilizado aos interessados.

Sobre os designers

estudiobola – Referência em design e mobiliário brasileiro, o estudiobola atua com seis fábricas, 70 revendedores e mais de 700 itens em seu portfólio. A empresa é gerenciada pelos arquitetos Flavio Borsato e Mauricio Lamosa e reconhecida pelas criações atemporais, isentas de modismo e portadoras de novas perspectivas de uso, formato e proporção.

NDT Design – A marca tem seu endereço principal nos Estados Unidos, com sede em Boca Raton, de onde se comercializa e distribui as peças produzidas no Brasil. Além disso, atuam no mercado online de cinco grandes marketplaces da América do Norte e projetam expansão para o mercado europeu ainda este ano.

Fahrer Design – Os irmãos Sergio Fahrer e Jack Fahrer são nomes expressivos do design contemporâneo brasileiro. A marca registrada da dupla é desenhar linhas orgânicas, a serem construídas pela técnica de curvar a madeira. A cadeira Blues, a primeira peça de Sergio Fahrer, ganhou o 1o. lugar no Woodcraft Design Award. Foi o primeiro prêmio internacional, e depois vieram outros, com a Mesa Tapajós, a Chaise Paso Doble, entre outros. Em 2016, Sergio e Jack receberam o Prêmio Ouro do Objeto Brasil com o Banco Tamanduá, atualmente exposto no museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e na Galeria Collombari, em Milão.

Paulo Alves – Os fundamentos da marcenaria artesanal e a inspiração na arte concretista se misturam na obra do designer Paulo Alves. Antes de ingressar na área, o profissional trabalhou como arquiteto no escritório de Lina Bo Bardi e também no Instituto Bardi, integrando a primeira equipe de pesquisa a inventariar os arquivos da grande arquiteta. Com 20 anos de carreira, tais influências consolidaram o trabalho do designer. Seus móveis desvendam uma lógica criativa onde a madeira sempre prevalece como protagonista, fato que possibilita expressar o legítimo design brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *