O canteiro tem mais de 20 irregularidades. Boa parte delas em relação às normas regulamentadoras de segurança.
Rio, julho, 2017 – O Sintraconst-Rio notificou a obra da empresa RMP Empreendimentos Eireli (Telmec), na construção de um supermercado na Zona Norte do Rio, no Méier, por não cumprir normas de exigências de segurança para com o trabalhador.
De acordo com o sindicato: “Solicitamos na notificação pontos básicos como distribuição de equipamentos de segurança aos trabalhadores, calçados, luvas…”, destacou o líder da equipe 1 do Sintraconst-Rio, Junior Firmino.
Entre tantas irregularidades, a obra tinha até um buraco aberto com vergalhões expostos sem qualquer proteção. Na busca de uma solução, o sindicato convocou a empresa para uma mesa de entendimento. Segundo o diretor: “São questões urgentes que precisam ser resolvidas”, completou Firmino.
Redimensionamento da área de vivência, LTCAT, programa de prevenção de riscos e isolamento de áreas de risco são outros pontos colocados na notificação.
O Sindicato também exige que o operador de martelete seja qualificado corretamente, conforme a NR-12 e a cláusula 3ª da convenção coletiva de trabalho.
Além da construtora, outras três terceirizadas que atuam nessa obra de supermercado no Méier também foram notificadas por desrespeito a cláusulas da convenção coletiva e normas regulamentadoras.
“As empresas têm uma semana para se adequar às exigências da lei”, destaca o líder da equipe 1 do Departamento de Segurança do Trabalho do Sintraconst-Rio.
Fonte: Sinstraconst-Rio