FGV Energia discute impacto do clima nos negócios de energia

Questões dos setores elétrico e de biocombustíveis serão o foco dos debates

Abril, 2017 – Com os riscos e incertezas associados às questões climáticas, como estão se planejando os tomadores de decisão nos setores elétrico e de biocombustíveis? Este será o gancho das discussões da mesa-redonda “As Questões Climáticas e os Impactos nos Negócios de Energia”. Promovido pela FGV Energia, o evento acontecerá no dia 19 de abril, no auditório sede da Fundação Getulio Vargas (FGV). Durante o encontro, especialistas debaterão os principais fenômenos climáticos e os seus impactos nos recursos energéticos no Brasil, apontando caminhos para tomadas de decisão e mitigação dos riscos.

As discussões começarão com uma exposição sobre os principais fenômenos climáticos mapeados de curto, médio e longo prazos e os seus impactos nos recursos energéticos no Brasil. Em seguida, haverá uma mesa de debates sobre a tomada de decisão diante desses impactos que abordará os setores elétrico e de biocombustíveis.

Pesquisador do FGV Energia e coordenador das atividades, Bruno Moreno salienta que os fenômenos climáticos podem impactar os recursos energéticos — como a disponibilidade hídrica, por exemplo — afetando tanto o setor elétrico quanto o setor de biocombustíveis, seja por conta da escassez nos reservatórios, seja por conta do impacto na safra dos produtos que servem de matéria-prima para combustíveis, como o etanol.

“Neste encontro, vamos discutir como podemos mitigar riscos e nos precaver de questões climáticas que acabam por comprometer a oferta de recursos energéticos. Como lidar com a eventual redução da oferta de energia e de biocombustíveis? Essas questões serão debatidas por especialistas da FGV e do setor para que possamos pensar em inserir tais variáveis no planejamento para o segmento”, explicou Bruno Moreno.

As mesas-redondas contarão com a participação de Felipe Gonçalves e Paulo Cesar Cunha, da FGV Energia, além de sete convidados de instituições de pesquisa, empresas e entidade do setor.

Serviço

Evento: “As Questões Climáticas e os Impactos nos Negócios de Energia”.

Data: 19/04/2017

Horário: das 14h às 17h30

Local: Auditório da FGV (12º andar)

Informações:http://www.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=3138&P_IDIOMA=0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *