RGE investiu R$ 4,6 milhões em projetos de reflorestamento nos últimos 15 anos

Concessionária distribuiu 1,32 milhão de mudas de árvores desde 2002 a municípios do Rio Grande do Sul

Caxias do Sul,  janeiro de 2017 – Os projetos ambientais da Rio Grande Energia (RGE), distribuidora do Grupo CPFL Energia, completam 15 anos neste ano e se consolidam como uma das principais ações empresariais voltadas à recuperação do meio ambiente gaúcho. Desde o início das campanhas de Repovoamento da Araucária e Plante Árvores Nobres, em 2002, a concessionária investiu R$ 4,6 milhões na distribuição e no plantio de 1,32 milhão de mudas de árvores nobres e nativas da flora gaúcha nos 255 municípios onde a concessionária está presente. Com o plantio realizados ao longo das campanhas foram neutralizadas 47.770,80 toneladas de CO2

Os projetos da RGE nasceram da preocupação ambiental com as comunidades onde ela está inserida, o que é um dos princípios das empresas do Grupo CPFL. Devido a obras de expansão e melhoria do sistema elétrico, como construções de subestações e linhas de transmissão, existem demandas de supressão de vegetação nativa e a respectiva necessidade de reposição florestal, conforme prevê a legislação vigente. Entretanto, a RGE sempre foi além dos números exigidos pela lei justamente por entender que a proteção e a conservação do meio ambiente devem ser pilares de suas ações estratégicas.

Hoje, as campanhas da RGE representam uma importante ferramenta para o repovoamento florestal do Estado com árvores nativas e com espécies ameaçadas de extinção, como a Araucária (Araucaria angustifolia) e a Grápia (Apuleia leiocarpa).

De acordo com o consultor ambiental da RGE, Fabrício Hoeltz Steffens, a Campanha de Repovoamento da Araucária é a maior do gênero no Rio Grande do Sul, e a cada ano contempla novos municípios da área de concessão que tenham interesse no plantio das mudas. “Desde o começo da campanha, já foram entregues 852 mil mudas a prefeituras e consumidores. A espécie é fundamental para uma significativa porção dos ecossistemas gaúchos e, através da campanha, devolvemos à natureza uma herança genética da nossa flora regional”, explica Steffens.

A segunda maior campanha da RGE é a Campanha Plante Árvores Nobres, que neste ano chegará à 14ª edição. Na ação, que repôs ao meio ambiente 462 mil árvores, a distribuidora faz o repasse de mudas de espécies raras e nobres que, além de recompor a paisagem em seus habitats de origem, ainda oferecem a possibilidade de benefícios econômicos para agricultores como a venda da madeira nativa no futuro.

“Se os plantios forem registrados junto às Agências do Departamento de Biodiversidade da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA/RS), futuramente as árvores podem ser abatidas e a madeira comercializada, fomentando uma silvicultura sustentável com espécies nativas”, detalha Steffens.

Ao lado das Campanhas de Repovoamento da Araucária e a Plante Árvores Nobres, a RGE também desenvolve parcerias com as prefeituras municipais em outros dois projetos: Arborização Urbana e Arborização mais Segura. Nos dois projetos, a concessionária efetua o plantio de árvores de espécies nativas que auxiliam no embelezamento das cidades e que sejam adequadas a convivência com a rede de distribuição de energia, por serem de portes adequados e demandando menor intensidade da prática de podas. “Vamos para o 15º ano de ações com números expressivos e reconhecimento de nossos projetos, como a distinção recebida no Prêmio Expressão de Ecologia no ano passado”, comemora o consultor ambiental.

Ações do Meio Ambiente

Projeto Arborização mais Segura

O projeto consiste em uma parceria entre a RGE e as prefeituras municipais para a revitalização da área urbana com a supressão de árvores que ofereçam risco à população e à rede elétrica. A RGE faz a análise das espécies, auxilia na retirada e faz o plantio de árvores que demandem menos podas e convivam melhor com a rede. Serafina Corrêa e Antônio Prado já aderiram à ação.

Projeto de Arborização Urbana na RGE

O projeto de Arborização Urbana da RGE vai para em seu 12º ano e já fez o plantio de mais de 7 mil mudas em 92 municípios do Rio Grande do Sul.  A RGE fez plantio de 46 espécies nativas do Estado para auxiliar as comunidades onde a empresa está presente para a melhoraria do clima, na qualidade do ar e no paisagismo.

Campanha de Repovoamento da Araucária

A RGE faz a doação de mudas de araucárias para clientes e para prefeituras de sua área de concessão, em parceria com órgãos ambientais, para repovoar o Estado com a árvore que está na lista das espécies ameaçadas de extinção. A campanha acontece desde 2002.

Campanha Plante Árvores Nobres

Na Campanha Plante Árvores Nobres são doadas à comunidade mudas de árvores nativas com o objetivo de valorizar espécies arbóreas raras e nobres e fomentar a geração de renda dos produtores rurais por meio do aproveitamento comercial futuro da madeira nativa.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *