IAB-RJ debate gestão integrada, sustentabilidade e inovação

Evento, gratuito e aberto ao público, será realizado na sexta-feira, 11 de novembro, às 18h30

O Programa de Educação Continuada IAB-RJ Compartilha convida a todos para o debate “Gestão integrada, sustentabilidade e inovação – Como atuar no mercado da Arquitetura e Urbanismo”. Participam da discussão os professores do programa: Eliane Sarmento, Eduardo Ribeiro e Emiliano Reis. Nessa ocasião, a consultora de sustentabilidade e certificação LEED pelo Centro de Tecnologia de Edificações (CTE) Francine Naegele Vaz apresentará palestra sobre o tema da discussão. O evento, gratuito e aberto ao público, acontecerá na sexta-feira, 11 de novembro, a partir das 18h30, na Casa do Arquiteto Oscar Niemeyer, sede do IAB-RJ, no Flamengo.

iab-rj

Com a desaceleração da economia, vários postos de trabalhos foram fechados. Só na cidade do Rio de Janeiro, mais de 97 mil profissionais perderam o emprego entre janeiro e setembro deste ano, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O mercado da Arquitetura e Urbanismo não passou imune a essa fase, e vários escritórios reestruturaram suas equipes.

Para os coordenadores do IAB-RJ Compartilha, Cláudio Crispim e Eliane Sarmento, o arquiteto e urbanista, assim como os estudantes de arquitetura, precisa estar preparado para a nova realidade e entender o que mercado espera do profissional para se destacar. “O arquiteto precisa buscar novos conhecimentos e estar pronto para quando a oportunidade surgir. O Programa de Educação Continuada IAB-RJ Compartilha surge como opção para aqueles que estão em busca de uma formação complementar à formação acadêmica”, explicam.

O IAB-RJ Compartilha aproveitará o debate para lançar sua primeira campanha promocional. Os participantes do evento terão 10% de desconto na inscrição dos cursos oferecidos pelo programa. Hoje, dois cursos estão com inscrições abertas: Sustentabilidade para edificações e seu contexto – projeto e performance, com Eliane Sarmento e equipe, previsto para acontecer nos dias 18 e 19 de novembro; e Curso Gestão de Resíduos Sólidos, com Emiliano Reis, previsto para os dias 26 de novembro e 3 de dezembro.

Sobre os professores participantes do debate

Eliane Sarmento

Arquiteta e urbanista graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Com formações em: Fundamentos e Melhores Práticas em Gestão de Projetos pelo sistema (PMBOK do PMI) ; Materiais ecológicos e tecnologias sustentáveis para arquitetura e construção pelo Instituto Desenvolvimento da Habitação Ecológica ; Design em sustentabilidade pelo Gaia Education Institute ; Design e Gestão colaborativa de projetos para Comunidades sustentáveis pelo sistema Dragon Dreaming ; Liderança Estratégica pelo The Natural Step ; Organização e marketing dos serviços de arquitetura e gerenciamento de obras, pelo CREA e Sindicato dos Arquitetos ; e. Biopsicologia pelo Instituto Visão Futuro. Coordena Equipe Multidisciplinar para desenvolvimento de projetos em arquitetura, ambiente e educação.

Eduardo Ribeiro

Responsável pela implementação do BIM no escritório Sergio Conde Caldas Arquitetura e pela capacitação de BIM dos professores do curso de arquitetura da Universidade Estácio de Sá, Eduardo Ribeiro é arquiteto e urbanista, com especialização em Computação para Arquitetos pela USP. Foi coordenador e professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza/SP de 2005 a 2011. Está no Rio de Janeiro desde 2011 com a D5 Cursos, Arquitetura e Design, empresa especializada em treinamento e implementação de BIM nos escritórios de arquitetura. Atualmente faz mestrado na FAU-UFRJ onde estuda a utilização do BIM na aprovação dos projetos.

Emiliano Reis

Biólogo e Mestre em Ciências Biológica do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA-AM), Cursou o curso de Capacitação em Gerenciamento de Resíduos de Saúde pela UNB- DF. Possui experiência na área de Zoologia e Gestão Ambiental na qual elaborou inventário florestal com elaboração de EIA/RIMA para aeroporto internacional do Galeão – RJ e Laudo de Cobertura vegetal do Aeroporto Santos Dumont, RJ, participou da Elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos e Licenciamento ambiental. Coordenador na Coordenadoria de Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais na Fundação CEPERJ, atuando em projetos na área de políticas públicas de meio ambiente como a o projeto Observatório da Coleta Seletiva Solidária do Estado do Rio de Janeiro em colaboração com o Programa de Coleta Seletiva Solidária desenvolvido pelo INEA, pesquisador responsável pela análise, avaliação e consolidação dos dados do ICMS ECOLÓGICO do estado do Rio de Janeiro, encontra-se nomeado pela fundação CEPERJ como Suplente para a Comissão do Zoneamento Ecológico- Econômico do Estado do Rio de Janeiro.

Sobre a palestrante convidada

Francine Naegele Vaz, Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Gestão de Negócios Sustentáveis pela Universidade Federal Fluminense. Master of Science em Arquitetura, Sustentabilidade e Energia pela London Metropolitan University. Especialista em Gestão de Projetos pela Fundação Instituto de Administração-SP. LEED Accredited Professional BD+C e ID+C. Responsável pela coordenação de mais de 80 projetos em consultoria de sustentabilidade e certificação LEED pelo CTE.

Serviço

Debate | Gestão integrada, sustentabilidade e inovação Como atuar no mercado da arquitetura e urbanismo

com palestra especial de Francine Naegele Vaz

Quando: 11 de novembro, sexta-feira

Horário: 18h30

Local: Casa do Arquiteto Oscar Niemeyer, sede do IAB-RJ

Endereço: Beco do Pinheiro, 10, Flamengo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *