Gasolina e Diesel mais baratos já neste sábado

Petróleo e Gás

Nova política adotada pela Petrobras reduz preços para a gasolina e o diesel comercializados nas refinarias.

petrobras-ok
O presidente Pedro Parente e os diretores Ivan Monteiro (Financeiro e de Relações com Investidores da Petrobras) e Jorge Celestino (Refino e Gás Natural) apresentam a nova política de preços para a gasolina e o diesel. Créditos: Agência Petrobras

De acordo com a Petrobras essa política terá como base dois fatores: a paridade com o mercado internacional – também conhecido como PPI e que inclui custos como frete de navios, custos internos de transporte e taxas portuárias – mais uma margem que será praticada para remunerar riscos inerentes à operação, como por exemplo, volatilidade da taxa de câmbio e dos preços, sobreestadias em portos e lucro, além de tributos. A diretoria-executiva definiu que a Petrobras não praticará preços abaixo desta paridade internacional.

A primeira avaliação feita pelo grupo executivo indicou a necessidade reduzir o diesel em 2,7% e a gasolina em 3,2% na refinaria. Esses preços entrarão em vigor para vendas realizadas a partir de zero hora de sábado, 15/10.

Como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas pela Petrobras nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor. Isso dependerá de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de petróleo, especialmente distribuidoras e postos de combustíveis. Se o ajuste feito hoje for integralmente repassado, o diesel pode cair 1,8% ou cerca de R$ 0,05 por litro, e a gasolina 1,4% ou R$ 0,05 por litro.

Fonte: Agencia Petrobras 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *