MINDLIN LOEB + DOTTO ARQUITETURA assina projeto do Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído(PISAC)

Destaque

São Paulo, Setembro de 2016 – O escritório paulistano Mindlin Loeb + Dotto apresentou o projeto do que será o Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído (PISAC), que ficará no campus da Universidade de Brasília (UnB) no Gama, no Distrito Federal. O PISAC é um projeto financiado pela FINEP e resultado de uma parceria entre a UnB, a Building Research Establishment (BRE) e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

mid-lob-ok
Projeto prevê mínima interferência no solo bem como a mínima supressão de elementos arbóreos. Créditos: Divulgação

Pautado em conceitos como sustentabilidade, construção industrializada e resiliência, o projeto arquitetônico tem como proposta dispor a sede do PISAC em quatro edifícios de funções distintas interligados por passarelas e edificados com a utilização de sistemas construtivos industrializados.

Atendendo a certificação BREEAM, visando o nível Excelente, o conceito do projeto está relacionado à integração ao meio-ambiente com diretrizes de mínima interferência no solo bem como a mínima supressão de elementos arbóreos. Tais diretrizes determinaram a locação dos edifícios de forma distribuída e interligada por passarelas e a suspensão das edificações em relação ao solo.

O PISAC terá a missão de fomentar inovações tecnológicas, de alto desempenho e sustentáveis, e por isso o projeto previu uma Praça de Protótipos estruturada para abrigar quinze unidades de demonstração de tecnologia com foco em habitações, edificações escolares, comerciais e de saúde, além de um Centro de Energias Renováveis, a serem construídos por meio de redes colaborativas.

Sobre Mindlin Loeb+Dotto Arquitetura

O escritório baseia a prática da arquitetura nos princípios ambientais e de identidade cultural, e desenvolve um trabalho de constante experimentação para permitir que novas soluções contribuam para uma convivência mais equilibrada e igualitária no planeta, qualquer que seja a escala do projeto.

Estabelecido em 2002 por seu fundador o arquiteto Rodrigo Mindlin Loeb, criou uma plataforma de colaborações que se iniciou com o desenvolvimento do projeto para a nova Embaixada do Irã em Brasília, projeto conceitual do arquiteto Bahram Shirdel. Associado desde 2011, o arquiteto Caio Atílio Dotto integra esta plataforma.

Em 2013 concluiu sua obra de maior relevância, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, desenvolvida em parceria com o arquiteto Eduardo de Almeida. Nesta obra foi responsável pelo gerenciamento técnico dos projetos e da construção, além de desenhar os interiores e peças especiais de mobiliário.

Pela Biblioteca Brasiliana recebeu com Eduardo de Almeida o Prêmio de Melhor Obra de 2013 da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). A obra será uma das representantes da Arquitetura Brasileira dos últimos 100 anos no Pavilhão do Brasil da Bienalle de Veneza 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *