Qualidade da Água e os Desafios do Saneamento Ambiental

Palestra sobre o assunto será realizada em parceria com o IBP no dia 09 de junho

Na próxima quinta-feira, 09 de junho, em comemoração à Semana do Meio ambiente, a Repsol Sinopec promoverá para seus colaboradores uma palestra sobre a qualidade da água e os desafios do saneamento ambiental, com Malu Ribeiro, coordenadora da Rede das Águas da SOS Mata Atlântica.

Entre março de 2015 e fevereiro de 2016 o programa Rede das Águas monitorou 183 rios, córregos e lagos em 289 pontos de coleta, distribuídos em 12 Estados brasileiros. Com base nas análises das amostras de água coletadas, o estudo revelou que 36,3% dos pontos de coleta apresentam qualidade ruim ou péssima. Apenas 13 pontos foram avaliados com qualidade de água boa (4,5%) e outros 59,2% estão em situação regular, o que significa um estado de alerta. Nenhum dos pontos analisados foi avaliado como ótimo.

Uma das razões que justificam o resultado negativo dessa análise é que a legislação brasileira prevê a existência de “rios mortos”, que são destinados a diluir efluentes (esgotos) com baixa eficiência de tratamento e, na grande maioria, sem tratamento algum. Isso faz com que muitos rios e córregos fiquem completamente indisponíveis para usos múltiplos, como a produção de alimentos, lazer e consumo humano, afetando a saúde e a qualidade de vida de cada um de nós.

Para tentar reverter esse quadro, a Fundação SOS Mata Atlântica está lançando uma petição pelo fim dos “rios mortos”, pela universalização do saneamento e por água limpa nos rios e praias do Brasil.

A Repsol Sinopec, que já é parceira da SOS Mata Atlântica há dez anos e vem apoiando iniciativas para a proteção e sustentabilidade de ambientes marinhos e costeiros, restauração florestal e educação ambiental através dos programas Costa Atlântica, Florestas do Futuro e A Mata Atlântica é Aqui!, se envolve em mais essa causa, divulgando o estudo e a petição online, disponíveis neste link: http://bit.ly/assinesaneamentoja.

Esta ação também está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 “Água limpa e saneamento” e integra o Plano de Sustentabilidade 2016 da Companhia, que será divulgado ainda este mês (junho/16).

A palestra aberta ao público será realizada em parceria com a Comissão de Responsabilidade Social do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis), na sede do IBP, no Rio de Janeiro. As inscrições devem ser realizadas pelo site do IBP.

PALESTRA: Qualidade da Água e os Desafios do Saneamento Ambiental

DATA: 09 de junho, quinta-feira, às 15:30h

LOCAL: Sede do IBP – Rua Almirante Barroso, 52 – 21º andar

INSCRIÇÕES:http://www.ibp.org.br/eventos/qualidade-da-agua-e-os-desafios-do-saneamento-ambiental/

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *