Encontro regional da ABECE Regional Aracaju

O Encontro Regional da ABECE – Regional Aracaju, realizado na capital Sergipana nos dias 20 e 21 de maio do corrente ano, teve como objetivo maior disseminar as ações da entidade (tanto local como nacional) e oportunizar à comunidade técnica da região do estado de Sergipe (e de estados vizinhos) a discussão de temas importantes ligados à engenharia estrutural, bem como para toda a cadeia produtiva da construção civil.

Considerado, ao final, um sucesso absoluto, o evento contou com a presença de aproximadamente 400 pessoas, entre engenheiros, empresas da construção civil, professores e alunos das diversas Faculdades e Universidades do estado de Sergipe.

ARACAJU
Créditos:ABECE

A Faculdade AGES, da cidade bahiana de Paripiranga, esteve representada com aproximadamente 60 alunos do curso de engenharia civil.

O evento teve início na noite da sexta-feira, dia 20 de maio. A mesa de abertura do evento foi composta pelo Presidente do CREA-SE, engº Agrônomo Arício Rezende, pelo Diretor de Benefícios da MÚTUA, engº Civil Jorge Roberto Silveira, pelo Diretor da ABECE – Regional Aracaju, engº Civil Josafá de Oliveira Filho, pelo Vice-Diretor da ABECE – Regional Aracaju, engº Civil Hilderardi Mendonça de Melo, e pelos demais integrantes da ABECE – Regional Aracaju, os engenheiros civis Adelson Rios, Emerson Figueiredo dos Santos, Gilson Correia, Carlos Henrique de Carvalho e Rodolfo Santos da Conceição.

Após a palavra do diretor da MÚTUA, do presidente do CREA-Sergipe e do Diretor da ABECE – Regional Aracaju, o colega engº Adelson Rios apresentou, de forma resumida, o que representa a ABECE, quais seus benefícios e suas principais ações.

ABECE II
Créditos:ABECE

Desfeita a mesa foi dado início às palestras. Registre-se que os palestrantes do evento foram prata da casa, atuantes, na sua maioria, no estado de Sergipe.

A primeira palestra da noite foi proferida pelo Engenheiro Civil Hilderardi Mendonça de Melo, mestre em Engenharia de Estruturas, professor do curso de Engenharia Civil da Faculdade Pio X, que falou de forma brilhante sobre o tema “Protensão não aderente com o uso de mono cordoalhas engraxadas”, sistema esse que tem sido bastante utilizado no Nordeste, mormente na cidade de Aracaju.

Em seguida, o Engenheiro Civil Marcos Antônio de Souza Simplício, Doutor em Engenharia de Estruturas e Professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Campina Grande, apresentou excelente palestra intitulada  “Comentários sobre as recentes modificações da NB-1”, mostrando de forma brilhante e eficiente o estágio atual de nossa Norma maior e após a última palestra da noite tivemos um gostoso coquetel.

No dia seguinte pela manhã, 21 de maio, sábado, o evento prossegue com a excelente palestra apresentada pelo Engenheiro Civil e professor Gilson Correa, especialista em Engenharia de Estruturas, que falou sobre o tema “comentários sobre o projeto e execução da ponte estaiada Aracaju-Barra dos Coqueiros”, apresentando brilhantemente os aspectos que nortearam a localização e a escolha do sistema estrutural da ponte localizada sobre o rio Sergipe, na capital sergipana, vindo a ser, após sua construção, a primeira ponte do gênero no Nordeste.

Com o atualíssimo tema  “Sistema dinâmico de amortecimento na Ponte Rio-Niteroi” o Engenheiro Civil Emerson Figueiredo dos Santos, doutor em Engenharia de Estruturas, nos brindou com uma brilhante palestra onde apresentou a aplicação de uma modelagem computacional da interação dinâmica veículo-pavimento-estrutura a um sistema tipo sanduiche, utilizando material viscoelástico entre o pavimento de concreto armado e a chapa metálica de topo (Battista et al, 1998), para amortecimento das vibrações induzidas pelo tráfego de veículos pesados sobre o  tabuleiro ortotrópico metálico do vão central da ponte Rio-Niteroi.

Após um breve coffee break, assistimos a última palestra do evento, apresentada de forma     brilhante pelo Engenheiro Civil e professor Carlos Henrique de Carvalho, Doutor em Engenharia de Materiais, com o tema “Novidades sobre os efeitos da corrosão nas estruturas de concreto”, mostrando de forma concisa e segura o estado da arte no Brasil e no mundo sobre a corrosão nas estruturas de concreto armado.

Em seguida, de forma solene, demos por encerrado nosso evento.

Deixamos aqui nosso profundo agradecimento ao CREA-SERGIPE, na pessoa de seu presidente, Engº Agrônomo Arício Rezende, e sua equipe de eventos, pelo apoio incondicional ao nosso Encontro Regional sem o qual seria impossível sua realização.

Deixamos também nosso agradecimento aos participantes, profissionais da área, construtores e estudantes.

Ao SENGE-SE, Sindicato dos Engenheiros Civis de Sergipe, nosso parceiro nos encontros mensais da ABECE, nosso reconhecimento e melhor muito obrigado.

Queremos agradecer de coração aos colegas da Regional Aracaju pelo empenho de cada um. Gostaria de fazer um agradecimento especial aos palestrantes, que, com competência, maestria e desprendimento, elevaram o nível do nosso evento.

Por fim dizer que nosso ENCONTRO DA ABECE – REGIONAL ARACAJU foi uma grata surpresa para todos nós, pela presença marcante do público e pela excelente qualidade das palestras apresentadas. O compartilhamento de experiências profissionais nos deram um grande ânimo para a preparação de futuros eventos. A soma de esforços dos associados para que tudo transcorresse com êxito foi a grande marca do evento.

Obrigado a todos.

Josafá de Oliveira Filho

Diretor da ABECE – Regional Aracaju

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *