Lucro líquido da Eucatex cresce 107,3% no primeiro trimestre

A Eucatex (BM&FBovespa: EUCA3 e EUCA4), uma das maiores produtoras de painéis de madeira do Brasil, que atua também nos segmentos de tintas e vernizes, pisos laminados, divisórias e portas, registrou lucro líquido de R$ 4,4 milhões no primeiro trimestre do ano, um crescimento de 107,3% na comparação com igual período de 2015. O lucro líquido recorrente da Companhia teve expansão de 160,6%, chegando a R$ 11,0 milhões.

Segundo o diretor vice-presidente executivo e de relações com investidores, José Antônio Goulart Carvalho, o destaque do trimestre é o crescimento de 50,6% na receita com exportações, que passou a representar 17% do faturamento total. “Em 2015, a Companhia se preparou para aumentar suas exportações, modernizando e adequando suas linhas de produtos para atender este mercado, o que trouxe, no 1T16, resultados positivos”, afirma.

Em volume, as vendas de painéis de madeira para o mercado externo registram aumento de 56,3%, quando comparadas ao primeiro trimestre de 2015. O resultado está relacionado ao crescimento das vendas de chapa de fibra (+31,1%) e de T-HDF (+81,0%), que eram incipientes até 2014, passando a compor o mix de produtos exportados com maior efetividade em 2015. “O aumento considerável nas exportações deve-se, em grande parte, às alterações nos processos produtivos e, neste ano, manteremos o ritmo de crescimento”, diz.

Além do mercado externo, a estratégia da Companhia visa à redução das despesas. “A Eucatex tem buscado renegociar todos os seus contratos e também procedido análises criteriosas de todas as naturezas de despesas, o que resultou num crescimento inferior a inflação no período. Tais práticas serão aplicadas durante todo o ano de 2016 de forma mais incisiva”, explica. Assim como o índice ABRAMAT (Associação Brasileira de Materiais de Construção), que mede o desempenho dos materiais de construção e apresentou queda de 17,3%, o volume de vendas do Segmento de Tintas teve retração de 17,3%, impactando negativamente o desempenho da receita líquida em 8,7%, no primeiro trimestre de 2016 em relação a igual intervalo de 2015.

Fonte: Assessoria de Imprensa Eucatex

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *