Plano de Habitação de Maricá disponível para consulta no site da Prefeitura

O Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) está disponível para consulta no Portal Oficial da Prefeitura de Maricá (www.marica.rj.gov.br). O documento foi aprovado em março pelo Conselho Municipal de Habitação e traz um diagnóstico completo da cidade em seus detalhes territoriais mostrando, entre outras informações, quais são as áreas onde há residências de alto padrão e as áreas de pobreza ou de vulnerabilidade, além de trazer a história da ocupação e crescimento dos bairros.

Maricá
Centro de Maricá – Foto: Fernando Silva

A secretária municipal adjunta de Habitação, Maria Inêz Puccelo, que também preside o Conselho, explica que a ideia é o cidadão buscar informações no plano para diferentes finalidades, como a própria história da cidade e também sobre a topografia das regiões para fins de construção. “Todos os municípios precisam ter seu plano, por determinação do Ministério das Cidades, para verificar demandas e distinguir, por exemplo, as áreas de risco das que são de preservação. O que temos nele é o resultado de um processo que nos aponta possíveis estratégias e ações de política habitacional”, enumerou a secretária.

O assessor especial da secretaria, Flávio Amaral, informa que o plano levou três anos para ficar pronto e é baseado em dados do censo populacional de 2010. “Cumprimos todas as exigências do Ministério das Cidades. É um verdadeiro raio X da nossa cidade que mostra as necessidades que ela tem. Temos todos os tipos de moradias, dos locais mais simples até mansões”, reforçou Flávio Amaral.

Os membros do Conselho Municipal de Habitação foram empossados no dia 17 de março. O órgão tem caráter deliberativo, consultivo e paritário e vai monitorar o crescimento e desenvolvimento urbano de Maricá e debater políticas públicas para o setor habitacional. Os oito membros e seus suplentes são integrantes do setor público, da sociedade civil e de órgãos de classe.

Fonte: ASCOM/MARICÁ-RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *