Cartilha lançada pela ABIPLAST estimula a reciclagem de produtos plásticos

Durante evento realizado na sua sede (SP), instituição lançou cartilha de reciclagem de materiais plásticos pós-consumo

Na última sexta-feira (15), a ABIPLAST lançou a “Cartilha de Reciclabilidade de Materiais Plásticos Pós-consumo”. O evento, que reuniu representantes do setor, foi marcado por palestras de renomados profissionais com o objetivo de conscientizar as empresas e organizações da cadeia produtiva do plástico para importância da reciclagem.

Plástico II
Ricardo Hajaj, coordenador da Câmara Nacional dos Recicladores de Materiais Plásticos (CNRMP)

Segundo Ricardo Hajaj, coordenador da Câmara Nacional dos Recicladores de Materiais Plásticos (CNRMP), que presidiu o evento, a cartilha foi idealizada para instituir um novo padrão ambiental às embalagens, contemplando todo seu ciclo de vida, desde o desenvolvimento até a sua reutilização.

“Uma grande dificuldade que a indústria de reciclagem possui é o recebimento de materiais contaminados. Algumas embalagens têm misturas que dificultam o aproveitamento.

Essa cartilha trata sobre este e outros temas. O objetivo é que as novas embalagens sejam projetadas e pensadas no ciclo de vida total, desde a sua concepção até a sua reciclagem. Agregando benefícios e valor para toda cadeia produtiva”.

Entre os presentes, o diretor da Escola SENAI Mario Amato, Claudemir Facco de Oliveira, destacou a relevância da participação da entidade no desenvolvimento da cartilha e ressaltou que existem possibilidades de futuras parcerias entre as instituições.

“O evento de hoje, demostra que existem grandes possibilidades de parceria a partir desse trabalho inicial da cartilha, até porque nós já trabalhamos na área do plástico há muito tempo e atualmente implantamos um núcleo de materiais avançados e não compostos. As possibilidades que abriram com esse núcleo podem ser a continuidade da parceria com a ABIPLAST” – afirmou Claudemir.

O lançamento contou com a participação de Luciana Pellegrino, diretora executiva da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE), André Vilhena, diretor executivo do Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE) e Eloísa Garcia, gerente técnico dos Grupos de Embalagens Plásticas e de Meio Ambiente do Centro de Tecnologia de Embalagem/ Instituto de Tecnologia de Alimentos (CETEA/ITAL), que proferiram palestras a respeito da importância da reciclagem, realçando as ações e práticas para o desenvolvimento de embalagens sustentáveis, tendo como foco o conceito do design ecológico, a economia de recursos naturais, o cumprimento das metas previstas na Política Nacional de Resíduos Sólidos, a competitividade e o crescimento do setor de embalagens plásticas.

A publicação que será distribuída nas indústrias de transformação de plástico do Brasil, nas empresas de reciclagem, sindicatos estaduais, indústrias usuárias de embalagens plásticas e suas respectivas associações de classe, pode ser acessada no link:

http://file.abiplast.org.br/download/2016/cartilha_reciclabilidade_abiplast_web_3.pdf ou no aplicativo institucional da Abiplast.

Fonte: Assessoria de Imprensa Abiplast/Sindiplast

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *