Samsung escolhe o Arnitel® TPE, da DSM, para a pulseira do seu mais recente Smartwatch

Os fabricantes de dispositivos vestíveis estão recorrendo ao elastômero termoplástico Arnitel® para criar pulseiras. Arnitel® foi desenvolvido pela Royal DSM, empresa global baseada em ciências ativas, nas áreas da saúde, nutrição e materiais. Uma nova solução de alta performance criada pela empresa especificamente para essa aplicação, o Arnitel® foi adotado por várias empresas, incluindo a Samsung, em seu mais recente smartwatch, o Galaxy Gear S2.

A indústria dos vestíveis está expandindo o seu espaço no mercado. Até 2020, espera-se que as vendas anuais aumentem para 200 milhões de dispositivos, sendo que a maior parcela do mercado será composta por smartwatches e rastreadores de atividades. Junto à funcionalidade e à acessibilidade da interface, a usabilidade obviamente é um requisito-chave do consumidor, além da estética geral. O conforto, a cor e a sensação do dispositivo sobre a pele desempenham um papel muito importante no design do produto, tanto para a pulseira quanto para o próprio dispositivo.

SAMSUNG
Samsung escolhe o Arnitel TPE da DSM como pulseira para seu mais recente smartwatch .(Foto: DSM Engineering Plastics: DSMPR477

A Samsung selecionou o composto Arnitel®, da DSM, para a pulseira do Galaxy Gear S2, por seu equilíbrio entre propriedades físicas e químicas: a maciez e a suavidade da pulseira são superiores. Ela é confortável, em contato direto com a pele, e é certificada nas normas USP e ISO, que abrangem a biocompatibilidade de dispositivos. O Arnitel® é resistente à transpiração e aos vários óleos e outros líquidos que podem entrar em contato com a pulseira do relógio durante o uso.

Além disso, o material é de fácil processamento por molde injetado, e pode ser utilizado em estruturas sobremoldadas com outros termoplásticos, tais como policarbonato, ABS e poliésteres termoplásticos. O brilho intrínseco do polímero Arnitel®, juntamente com a sua alta resistência aos raios UV, possibilita a produção de compostos em uma ampla variedade de cores, incluindo o ultrabranco.

Na passagem do protótipo para a produção em larga escala da pulseira do Galaxy Gear S2, a Samsung recebeu suporte da equipe local da DSM na Coreia, apoiada por suas operações de pesquisa e desenvolvimento de produtos na Europa e na China.

O Arnitel® supera materiais concorrentes, como poliuretanos termoplásticos e elastômeros de silicone termoendurecidos, também em termos de sustentabilidade. O Arnitel® é livre de qualquer halogênio, fósforo vermelho ou fluoropolímeros, e é totalmente reciclável. “Isso é particularmente importante para OEMs e fabricantes que visam consumidores com forte consciência de sua pegada ambiental”, afirma Fredric Petit, Diretor de Negócios Globais da Arnitel®.

Como indicação da forte importância da estética nos vestíveis, a DSM – pela primeira vez – introduziu fragrâncias no mundo dos plásticos de alta performance para tais aplicações. O Arnitel® está disponível em diferentes aromas, como limão e rosas, possibilitando que as OEMs ofereçam a seus clientes uma experiência sensorial extra. “O Arnitel® é muito mais do que um material padrão de alta performance que oferece uma solução técnica”, afirma Eric Choi, Gerente de Contas da DSM na Coreia. “É um pacote completo para o consumidor, com alta performance, design atraente, toque e sensação excelentes, e, agora, um aroma delicioso!”.

Biocompatibilidade certificada de acordo com as normas USP e ISO

A DSM investiu esforços consideráveis para garantir que os dispositivos vestíveis feitos de Arnitel® não causem irritações na pele e alergias. Testes realizados em diferentes graus de Arnitel® para vestíveis comprovam que eles atendem a duas normas internacionais importantes, definidas pela Farmacopeia dos Estados Unidos (USP) e pela Organização Internacional de Padronização (ISO), relativas à biocompatibilidade de dispositivos médicos. Eles atendem à norma ISO 10993, e obtiveram a mais alta classificação, Classe VI, de acordo com a norma USP.

DSM – Bright Science. Brighter Living™

A Royal DSM é uma empresa global voltada à ciência que atua nas áreas de saúde, nutrição e materiais. Ela promove prosperidade econômica, progresso ambiental e avanços sociais, ao associar as suas competências únicas em Ciências da Vida e Ciências de Material, para criar valor sustentável para todas as partes interessadas simultaneamente. A DSM oferece soluções inovadoras que fomentam, protegem e aprimoram o desempenho em mercados globais, tais como o de suplementos alimentares e nutricionais, higiene pessoal, nutrição animal, equipamentos médicos, automotivo, tintas, elétrico e eletrônico, proteção à vida, energia alternativa e materiais de base biológica. A DSM e suas empresas associadas têm faturamento líquido anual de cerca de 10 bilhões de euros, com cerca de 25 mil funcionários. A empresa está listada na Euronext Amsterdã.

Mais informações no site: www.dsm.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *