Foton Caminhões inicia etapa definitiva para construção de sua fábrica no Rio Grande do Sul

Empresa anuncia aprovação pela equipe técnica do BNDES do empréstimo de 65 milhões de reais que se destinarão à construção dos galpões industriais e aquisição do maquinário.

Foi também assinado com o Governo do Estado um segundo aditivo ao Protocolo de Intenções – que define e regula o projeto de instalação da Foton Aumark do Brasil no município de Guaíba – e que incorpora a linha de Vans e SUVs à dos caminhões leves de até 24 toneladas de peso bruto para serem produzidos no local.

A Foton Caminhões dá mais um importante passo para construção de suas instalações industriais na cidade de Guaíba, no Rio Grande do Sul. No dia 10, quinta-feira, a empresa comunicou oficialmente ao Governo do RS que o BNDES aprovou – em seu nível técnico – o empréstimo de 65 milhões de reais que a empresa utilizará na construção de sua unidade industrial.

FOTON OK
O Evento contou com as presenças: Governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, o Secretário do Desenvolvimento Econômico, Fábio Branco, e o Prefeito de Guaíba, Henrique Tavares. Do quadro executivo da Foton, o Presidente do Conselho, Luiz Carlos Mendonça de Barros e o CEO, Bernardo Hamacek. Foto: Foton Caminhões

O encontro oficial, realizado na prefeitura de Guaíba, contou com a presença do Governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, o Secretário do Desenvolvimento Econômico, Fábio Branco, e o Prefeito de Guaíba, Henrique Tavares. Do quadro executivo da Foton, o Presidente do Conselho, Luiz Carlos Mendonça de Barros e o CEO, Bernardo Hamacek, comunicaram o início da segunda parte das obras, que prevê as instalações industriais da fábrica.

“Toda a infraestrutura está pronta, já terraplanamos e cercamos todo o terreno e as exigências ambientais foram todas cumpridas, ou seja, o terreno está pronto agora para receber as instalações industriais. Além disso, já temos os primeiros veículos da série pré-operacional, com elevado grau de componentes nacionais, aprovados nos testes exigidos pelas autoridades competentes para seu registro”, diz Mendonça de Barros. A despeito das atuais incertezas políticas com consequentes dificuldades econômicas, o executivo ressalta que a Foton Caminhões irá manter intactos seus planos de longo prazo no Brasil. “Acreditamos tanto no extraordinário potencial do mercado brasileiro como na incrível capacidade de retomada de crescimento econômico, tão logo os empresários observem sinais de estabilidade”.

As obras para construção da fábrica da Foton no Brasil contam com um plano de investimentos total da ordem de R$ 250 milhões (deste montante, R$ 160 milhões serão direcionados para a construção da fábrica e o restante para uma nova área de desenvolvimento de produtos) e capacidade de produção de 20 mil caminhões por ano. O espaço terá 190 mil metros quadrados de área construída.

“Esta unidade industrial da Foton Caminhões em Guaíba será uma das mais importantes e estratégicas para a matriz uma vez que estão em nossos planos torná-la um polo de exportação da marca para todos os países da América Latina”, destaca Hamacek.

Com o início da segunda parte do projeto de construção da fábrica de Guaíba, a previsão é que a mesma comece a operar no primeiro semestre do ano que vem. Enquanto aguarda a construção de sua fábrica própria e com o objetivo de manter rigorosamente seus planos de produção de veículos comerciais no Brasil ainda neste ano, a Foton produzirá seus caminhões de 3.5 e 10 toneladas nas instalações industriais de um parceiro, por tempo determinado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *