Consultor de Energia da CBIC dá sua visão sobre a primeira semana na CoP-21

CBIC

O consultor de Energia da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC e diretor do Centro Brasileiro de Energia e Mudanças Climáticas (CBEM), Osvaldo Soliano, está participando da CoP-21 (21ª Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas), que termina no próximo dia 11 de dezembro, em Paris, na França, e tem como objetivo definir um acordo a ser firmado entre os 190 participantes para diminuir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, limitando o aumento da temperatura global em 2ºC até 2100.

A pedido da CMA/CBIC, Soliano enviou algumas observações gerais sobre a primeira semana do evento, que podem ser conferidas,clicando aqui. No que diz respeito especificamente ao setor da construção, o consultor destacou o que segue:
CBIC-COP 2015“No setor de construção, que é sabidamente responsável por em torno de 30% das emissões globais, foi formada uma aliança para combater a mudança climática”.
 
A aliança é composta inicialmente por 20 países e o Brasil faz parte dela com outros países como Estados Unidos, França, Marrocos, Suécia, Canadá, Áustria, Alemanha, México, dentre outros, com apoio de grandes corporações e sociedade civil, destacando-se a International Union of Architects (UIA), o World Green Building Council (WGBC) e a European Construction Industry Federation (FIEC). 

Entre os objetivos da aliança estão: minimizar a demanda de energia, tornar verde a cadeia de valor da construção, integrar as energias renováveis através da energia dos municípios, implementar projeto de construção integrada e planejamento urbano, e envolver instituições de financiamento, além de buscar mais resiliência nas cidades e infraestrutura do futuro”, destaca. Segundo Soliano, reduzir a demanda de energia no setor da construção é uma das estratégias mais rentáveis para alcançar reduções significativas de gases de estufa.

Fonte: CBIC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *