BNDES aprova R$ 25 milhões para agricultura familiar no RS

Apoio deve melhorar as condições de vida de 15 mil famílias no Estado

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apoiará com R$ 25 milhões empreendimentos de agricultura familiar no Rio Grande do Sul. Os recursos, oriundos do BNDES Fundo Social, serão repassados por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (FEAPER), administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR).

Melhorar as condições de vida dos agricultores familiares é o foco do projeto. Para isso, ele se concentra em três pontos. O primeiro é apoiar projetos de logística para melhorar a comercialização da produção. O segundo é investir no beneficiamento, para aumentar o valor dos produtos. Por fim, o projeto promove a adoção de novas tecnologias, como forma de reduzir a vulnerabilidade das famílias de agricultores.

A agricultura familiar ocupa papel expressivo no Rio Grande do Sul. Cerca de 86% dos 441 mil estabelecimentos rurais gaúchos são de base familiar. Em 2006, isso fazia que 17% da população ocupada do estado trabalhasse nesses estabelecimentos. Outro aspecto é que esse segmento, em 2003, representava 55% do agronegócio, enquanto no País como um todo era de 33%.

Fonte: Assessoria de imprensa BNDES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *