Foco em potencial: saiba como proteger seus ralos do mosquito da dengue

Água parada da caixa sifonada pode ser um ambiente propício para o desenvolvimento do Aedes aegypti. Manter as peças fechadas e optar por modelos sem furos nas tampas auxilia no combate ao problema

Só em 2015, o Brasil já registrou mais de 1,4 milhão de casos de dengue. Foram 693 mortes por causa da doença, um recorde anual, desde 1990. Para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito causador da doença, são necessários diversos cuidados.

RALO DENGUE
Modelos lineares podem ser aplicados em diversos ambientes e também em espaços abertos. Imagem: Divulgação

O que muita gente não sabe é que um espaço dentro da própria casa pode se tornar um foco em potencial para a disseminação do problema. É porque as caixas sifonadas, cobertas apenas pelos ralos de grelha tradicionais, são um local ideal para a instalação do mosquito. Para evitar que o espaço apresente riscos, uma das opções é manter as peças cobertas, principalmente em ambientes fechados por longos períodos, como as casas de veraneio.

Para Souza, a substituição dos modelos de ralos traz um benefício em longo prazo. “Além da durabilidade e da questão do design, podemos levar ainda em consideração a facilidade de higiene dessas peças. Existem opções de tampa em inox e também as chamadas ocultas, em que o ralo é coberto pelo piso do próprio ambiente”, afirma.

Em locais abertos ou com necessidade de escoamento em grandes volumes, Souza indica duas situações: “É possível optar por ralos lineares, que são instalados de forma escalonada, um ao lado do outro. É uma opção interessante para piscinas, por exemplo, pois evita-se pontos empoçados. Outra dica são as tampas de PVC, com furos superiores. Como a água não ficará parada, a chance de proliferação de dengue é reduzida. Porém é importante estar sempre atento e realizar a limpeza quando necessário”, conclui.

O uso de água sanitária também é indicado pelo Guia Básico de Dengue, da Secretaria da Saúde de São Paulo. A recomendação é que seja aplicado 1/3 de copo semanalmente, principalmente nas peças externas.

Sobre a Ralo Linear
Com sede em Blumenau (SC), a Ralo Linear chegou ao mercado da construção civil em 2010. Produtos modernos, com design diferenciado e práticos de instalar são a aposta da empresa, que mostrou ao mercado que os ralos podem fazer parte da decoração e tornar os ambientes mais bonitos, limpos e seguros. Em 2009, a Linear foi vencedora bronze na categoria Casa do IDEA/Brasil, o prêmio de design mais representativo do país. Atualmente a empresa possui representantes em todo o Brasil.

Fonte: Assessoria de Imprensa Ralo linear

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *