Braskem Labs anuncia projetos vencedores

A Braskem, maior petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, anunciou na última quinta-feira, 29 de outubro, os dois vencedores do Braskem Labs, programa de incentivo a empreendedores criado pela companhia em parceria com a ONG Endeavor.

Além disso, durante o dia de encerramento da iniciativa, realizada em formato de Demo Day, todos os participantes tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos a investidores, empresas e entidades. 

Os dois empreendedores que seguem contando com a ajuda da Braskem são Eliézer Machado Dias, criador do ColOff®, revestimento para assento sanitário para coleta de material biológico, conferindo conforto e higiene e evitando contaminação tanto das amostras quanto do paciente, e Marcio Yamin El Bayeh, do B-Rap, caixas de plásticos vazadas, que substituem estruturas de concreto usadas na construção civil para fazer o armazenamento seguro e barato de águas pluviais, viabilizando o escoamento ou reúso.

Para a seleção dos projetos foram levados em consideração fatores como avaliação individual do empreendedor e sua evolução ao longo da mentoria, além do potencial de mercado e do quanto a ideia pode impactar a sociedade. 

Para os vencedores, a participação no Braskem Labs foi uma etapa imprescindível para o desenvolvimento de seus projetos. “As mentorias são uma oportunidade indescritível e serão fundamentais para que eu consiga de fato desenvolver meu projeto em escala. Meu próximo passo é realmente colocar em prática o que aprendi na capacitação e ir atrás de um maquinário de baixo custo que me ajude a automatizar meus processos e a começar a produzir meu produto em escala industrial”, afirma Dias.

Sem conter a emoção, El Bayeh destacou a importância do empreendedor se manter focado. “É preciso ter perseverança e acreditar em seu produto. Fazer parte do grupo do Braskem Labs foi muito enriquecedor e me ensinou a lidar com adversidades e a nunca deixar de inovar”, avalia. “Agora é a hora de realmente fazer acontecer.”

Capacitação

Lançado em maio de 2015, o programa recebeu inscrições de 159 projetos, dos quais 19 foram selecionados para participar da etapa de mentoria, que durou 45 dias. No período, os empreendedores puderam aprimorar o seu modelo de negócios e aprofundar seus conhecimentos sobre finanças, vendas e marketing. Dois dias antes da premiação, em 27 e 28 de outubro, o grupo participou do Boot Camp – último treinamento de pitch (breve apresentação com o objetivo de conquistar o interesse da outra parte) -, como preparação final para o encontro com investidores. 

O Boot Camp é uma formação intensiva, de 48 horas, que oferece a possibilidade aos participantes de desenvolverem, em equipe, o conceito e o desenho de novas iniciativas de empreendedorismo, definirem os seus modelos de negócios e prepararem as estratégias de comunicação.

“Entendemos que, agora, todos os participantes estão mais preparados para evoluir com seu modelo de negócios. Nossa expectativa é que os projetos evoluam, conquistem clientes e ganhem escala”, afirma Patrick Teyssonneyre, diretor de Inovação e Tecnologia Corporativa da Braskem e um dos mentores do Braskem Labs.

Inovação colaborativa

O Braskem Labs foi criado para apoiar o desenvolvimento de soluções sustentáveis que melhorem a vida das pessoas em segmentos como saúde, moradia e mobilidade, por meio do uso do plástico, acelerando a materialização de boas ideias para que ganhem escala. 

“A Endeavor existe para multiplicar empreendedores que transformam o país, e o Braskem Labs nos dá a oportunidade de apoiar negócios que, mesmo em estágio inicial, têm potencial para crescer, criar empregos e, ainda, transformar o planeta por meio de soluções com impacto socioambiental”, afirma Amanda Neves, coordenadora de Projetos Especiais da Endeavor Brasil. 

“Colocar o plástico como solução para problemas socioambientais, aliado ao desenvolvimento de empreendedores, vai ao encontro do propósito da Braskem de melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico”, encerra Teyssonneyre.

Fonte: Assessoria de Imprensa Braskem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *