Macaé-RJ: Projeto lança Atlas da bacia do rio Macaé e refloresta Pontal

O projeto Macaé Rio Sustentável, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras sócio ambiental, lança no dia 5 de novembro um atlas geográfico da bacia do rio Macaé para uso em sala de aula.

O lançamento ocorrerá na Secretaria de Educação, quando serão entregues cerca de 2 mil volumes da publicação para distribuição às escolas.

Capa_Atlas1 - MACAE

O projeto contempla ainda a capacitação de professores da rede pública para o correto uso do Atlas em sala de aula e para maior aproveitamento da publicação como ferramenta didática. Além do Atlas, o projeto desenvolve um mapa tamanho grande da bacia do rio Macaé para fixação nas escolas. Estes produtos também serão disponibilizados em mídia Digital e através da Internet, proporcionando total acessibilidade a esses conteúdos.

O Coordenador Geral do Projeto, João Bandeira de Freitas, ressalta que o Atlas que está sendo produzido é uma ferramenta poderosa para a aprendizagem, não se limitando às áreas de ciências e história, mas podendo ser utilizadas em todas as disciplinas através da abordagem transversal que o professor propor.  “Estamos muito felizes por estar entregando uma publicação aos professores e alunos de Macaé, com conteúdo local de qualidade”. E lembra: “Uma das missões do projeto Macaé Rio Sustentável é promover uma maior consciência ambiental com foco na bacia hidrográfica do rio Macaé”.

Reflorestamento do Pontal

Outra frente de trabalho do projeto Macaé Rio Sustentável, é a recuperação ambiental do Pontal através do plantio de várias espécies de restinga, incluindo frutíferas como a Pitangueira e o Ingá-do-brejo, e outras suprimidas do local ao longo do tempo. Estão sendo plantadas cerca de 3 mil mudas de 20 espécies diferentes, recuperando áreas degradadas por desmatamento e fechando trilhas abertas recentemente.

A área pós-praia e junto ao muro do Iate Clube na entrada do Pontal, também está sendo alvo de recuperação através da inclusão de novas espécies e reforço das espécies já presentes como o Feijão-da-praia e a Ipoméia. Já o espaço atualmente existente no centro do Pontal e que é utilizado pelas embarcações, também será mantido, porém terá suas bordas recuperadas, aumentando a área florestada no local.

Do total de 3 mil mudas previstas para plantio no Pontal, já foram plantadas cerca de 1.500, estando prevista a finalização dos trabalhos, ainda no mês de novembro deste ano, devendo prosseguir durante o mês de dezembro os trabalhos de manutenção.

O Projeto, em edições anteriores reflorestou 17 ha de mata ciliar do rio Macaé, ministrou mais de 70 palestras para 3 mil alunos e três cursos para gestores com um total de 320 horas de capacitação, e fez um minucioso diagnóstico da bacia, in loco, da nascente à foz.

O projeto é apoiado pelo Iate Clube e pela Prefeitura de Macaé através das secretarias de Educação, Ambiente e Pesca, contando ainda com o apoio da Guarda Ambiental.

Fonte:ASCOM/MACAÉ-RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *