EVOLUÇÃO DO CONCRETO ESTÁ LIGADA AO DESENVOLVIMENTO DO PAÌS

Seminário Desafios do Projeto, Produção e Aplicação do Concreto, em São Paulo

O Brasil é um País a ser construído e as tecnologias mais adotadas aqui para construir as edificações — casas e edifícios — são as que usam concreto (alvenaria com blocos, lajes e vidas, paredes de concreto e pré-fabricados de concreto).  E a evolução dessas tecnologias depende muito do andamento da economia e das políticas habitacionais e de infraestrutura do País.

Quando vemos um arranha-céu ser erguido em poucos meses ou até mesmo dias, seja na China, em Dubai, ou em qualquer outro lugar do mundo, logo imaginamos que tal feito seria impossível no Brasil, o que não é verdade. Adequada à realidade do País, nossa engenharia, nossos produtos, nossos serviços de projetos e, sobretudo, a interação dos diversos elos da cadeia produtiva do concreto são ativos de vanguarda, bem desenvolvidos e inovadores, que permitem alcançar a mesma pujança.

Nesta última década vimos a evolução dos sistemas industrializados, o desenvolvimento e aplicação das paredes de concreto, que trouxe consigo toda uma rede de fornecedores com o objetivo de entregar em prazos cada vez mais curtos as moradias, inclusive do Minha casa, Minha Vida. Neste período de incentivo a construção, o concreto – o segundo produto mais consumido no mundo, depois da água –, também teve seu upgrade, com versões de alta fuidez, concretos especiais para peças pré-fabricadas e os concretos com alta resistência.

Todas essas questões serão debatidas e apresentadas na forma de cases, amanhã (15 de outubro), em São Paulo, durante o Seminário Desafios do Projeto, Produção e Aplicação do Concreto, evento promovido pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

Serviço

Seminário Desafios do Projeto, Produção e Aplicação do Concreto

Data: 15 de outubro de 2015, das 8h às 17h35

Local:  Holet Pullman Vila Olímpia – R. Olimpíadas, 205 – Vila Olimpia, São Paulo – SP

Informações: (51) 33348875 – http://www.seminarioconcreto.com.br/ 

Sobre a ABCP –  A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) é uma entidade sem fins lucrativos que há cerca de 80 anos promove estudos sobre o cimento e suas aplicações. Reconhecida nacional e internacionalmente como centro tecnológico de referência em pesquisas sobre o cimento, a ABCP também atua no desenvolvimento de tecnologias sobre o concreto e mantém uma equipe de profissionais graduados à disposição do mercado, para consultoria e suporte a grandes obras da engenharia brasileira. Para conhecer o portal da ABCP, visite www.abcp.org.br.

Marta Oliveira

Assessora de Imprensa

Associação Brasileira de Cimento Portland

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *