VII Conferência sobre Estabilidade de Encostas inicia nesta quinta-feira (02) em Florianópolis (SC)

Evento acontece de 2 a 4 de novembro, no Costão do Santinho Resort, e terá um palestrante da Itália, além da apresentação de cerca de 230 trabalhos acadêmicos na área de Geotecnia

Vale do Itajaí 2008.

Outubro, 2017 – Inicia nesta quinta-feira (02) a  VII Conferência Brasileira sobre Estabilidade de Encostas, promovida pela Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica – Núcleo PR e SC. O evento, que acontece de 2 a 4 de novembro em Florianópolis (SC), possui cerca de 230 trabalhos inscritos na área de geotecnia, estabilização de encostas naturais e taludes. “Um dos focos do evento é criar debates, a partir de palestras com grandes nomes da área geotécnica nacional e internacional, abordando os avanços tecnológicos obtidos a partir das intensas chuvas de 2008, que significaram um marco na história do setor no Sul do Brasil”, explica o presidente da Comissão Organizadora da COBRAE, o engenheiro geotécnico Luiz Antoniutti.

Edição 2017: novidades

A Conferência, que será realizada no Costão do Santinho Resort pela primeira vez, conta com uma programação ampla e diversificada para atender aos diferentes públicos do evento. Serão 12 palestrantes, que irão abordar temas técnicos de rotina, análise e estudo de taludes e encostas, relativos à normatização, novos instrumentos, regimes de contratação de obras e atuação de profissionais diante de emergências e desastres geotécnicos.

Vale do Itajaí 2008.

Além da expertise dos palestrantes nacionais, a sétima COBRAE conta com a presença de um grande nome da geotecnia internacional: Luciano Picarelli, da Itália. “Será uma oportunidade única de conhecimento para avançarmos na questão de prevenção e metodologias adotadas em situações de calamidades a partir deste exemplo do exterior”, avalia. Outro destaque do evento é a palestra “Prevenção na Política de Redução de Riscos de Desastres”, com Marcus Vinicius Rego, do Departamento de Gestão de Risco e Reabilitação Urbana do Ministério das Cidades.

A comunidade em geral também poderá participar da Conferência. Neste ano, será realizado o minicurso gratuito Mobilização Comunitária e Educação para a Redução de Riscos Associados a Deslizamentos, que será ministrado por especialistas da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, no dia 04 de novembro. O propósito é prevenir a população para se precaver diante de emergências naturais a fim de minimizar os impactos destas ocorrências.

Exposição paralela

Além da participação de cerca de 500 profissionais e acadêmicos, o evento prevê uma exposição paralela com mais de 13 expositores do Brasil e do exterior. Empresas de projeto, execução, investigação, instrumentação e automação de leituras e de produtos para a contenção e estabilidade de encostas estarão reunidas no espaço anexo ao evento. Haverá representantes de multinacionais de Portugal, Japão e Canadá com sedes no Brasil.

Concurso para acadêmicos

A COBRAE ainda irá promover uma atividade superespecial: o Desafio de Taludes, realizado pelo Grupo de Estudos em Geotecnia e o Programa de Educação Tutorial (PET) da Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que está em sua terceira edição. Futuros profissionais da área de Geotecnia brasileira terão a oportunidade de testar na prática seus conhecimentos sobre deslizamentos de encostas. A competição premiará os três melhores modelos em pequena escala de contenções em Terra Armada, visando atender a critérios como carga de projeto e economia de tempo e material. O Desafio acontecerá no dia 1º de novembro, data que antecede o evento.

Já os minicursos específicos serão um momento para profissionais e estudantes das áreas de geotecnia, geologia e engenharia civil impulsionarem seus conhecimentos. Haverá cinco opções de cursos, que também acontecerão no dia 01 de novembro. Outra ação importante é o e-pôster challenge. Os autores com artigos acadêmicos selecionados para apresentação em qualquer modalidade poderão participar. A iniciativa premiará trabalhos divulgados em formato de pôster no aplicativo ABMS Eventos, junto a um pequeno vídeo do autor.

“A programação deste ano está bem completa e vai atender à demanda dos diversos públicos, tanto profissionais e estudantes das engenharias e geologia, quanto a comunidade em geral”, finaliza Luiz Antoniutti.

Mais sobre o evento: http://cobrae2017.com.br/index.php

Fonte; Imprensa/COBRAE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *